Ao longo de mais de 7 km, o Círio de Marabá é um verdadeiro mosaico de histórias, que são vividas e contadas. São testemunhos de fé impossíveis de serem traduzidos para a simples compreensão humana. Nesta 45ª edição do Círio, a temática escolhida foi “Maria, sinal de esperança” e, em mais um ano, a procissão contou com o apoio da Prefeitura de Marabá por meio de diversos órgãos, que deram suporte à Diocese para a realização do evento religioso.
Em seu terceiro ano participando da procissão, Luciane Castro está cheia de gratidão por bênçãos alcançadas. Ela chegou cedo à frente do Museu Municipal para acompanhar a missa campal e seguir a procissão até a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.
“Esse ano, para mim, é mais especial porque estou pagando uma promessa de uma coisa que aconteceu na minha vida. Eu pedi a Deus, Ele fez a parte dEle e agora estou fazendo a minha. Eu acho que, para mim, como para todos, é um momento de fé e de expressar gratidão a Deus”, afirma.
Em meio à multidão que tomava parte na missa, estava Katrine Neves, que segurava com muito cuidado uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ela contou que vai ao Círio desde que se “entende por gente” e compartilhou qual o significado que a procissão tem em sua vida.
“Significa gratidão por todas as bênçãos que a gente recebe, por aquilo que a gente pede e pela família. Nossa Senhora de Nazaré intercede pela gente, por todos nós. Então, o Círio de Nazaré significa gratidão. Eu venho pagar uma promessa que eu fiz no ano passado. Gratidão pelos estudos, que deram certo, graças à nossa Nazinha. E esse ano vai ser um ano de esperança, de gratidão”, comenta.
Durante o percurso, é possível acompanhar diversos pontos de homenagem, seja de empresas ou famílias. Um deles é o de Jacira Gurgel que, juntamente com sua família, realiza uma homenagem há mais de 35 anos em sua residência na Avenida Antônio Maia.
“A decoração foi uma promessa que eu fiz. Enquanto vida eu tivesse, eu faria um altar. Cada ano, eu procuro fazer melhor. Eu não quero que seja para o meu orgulho, mas sim, um testemunho de gratidão à mãe de Jesus. Que tudo aquilo que a gente pede para ela, ela intercede junto a Jesus pela gente. O Círio significa tudo, paz, amor, é gratidão profunda”, explica.
São muitas as formas de pagar promessas ou simplesmente demonstrar gratidão. Uma delas é por meio da distribuição de água aos romeiros. Daniele Schneider, o esposo, e alguns amigos, realizaram a distribuição na Rotatória da Folha 26. Eles compraram mil copos de água para serem entregues durante a procissão em agradecimento por terem saído do aluguel, como explica Daniele.
“Foi um grupo de amigos que foi se juntando e nos ajudou a realizar essa forma de agradecimento pela nossa casa própria, que a gente conseguiu. O primeiro ano eu fui na corda. Fui na corda com meu pai. Pedia sempre uma casa própria, que ela pudesse nos abençoar e, quando foi no ano passado, a gente começou a ter as bênçãos. Consegui realizar o sonho da casa própria e hoje estamos aqui retribuindo isso”, ressalta.
Um dos pontos de homenagem é o palco montado pela Prefeitura de Marabá no Paço Municipal, na Avenida VP-8. O prefeito Toni Cunha participou da celebração. O gestor municipal reafirma o compromisso da prefeitura em promover, junto com a Diocese de Marabá, uma grande festa, que é a segunda maior do estado, e a maior em extensão do percurso.
“Uma emoção muito grande, uma honra muito grande, agora durante a procissão. Um momento de muita fé, de agradecimento, de pedir bênçãos para a nossa cidade através da intercessão de Nossa Senhora de Nazaré e do Nosso Senhor Jesus Cristo. O que pudermos fazer para que o Círio seja cada vez mais bonito, cada vez mais do bem, cada vez maior, nós vamos fazer porque o povo merece, a fé merece, o bem merece receber esses momentos cada vez mais organizados na nossa cidade”, destaca o prefeito.
O momento musical da homenagem foi conduzido por professores da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), que deram uma nova roupagem a músicas clássicas do repertório mariano, como explica Gabriel Rocha, professor da FCCM.
“Fizemos ensaios, com todo carinho, para preparar o melhor, novas versões de canções religiosas marianas. Nós nos empenhamos em trazer uma versão mais atual das músicas que já foram regravadas há muitos anos, com esse toque marabaense, paraense, cultural, que é a Casa da Cultura. Estamos com vários professores aqui para que a gente possa unir forças e juntos homenagear a Virgem de Nazaré”, pontua o professor.
Quem também se apresentou no palco foi o cantor e deputado federal Eros Biondini, cujo trabalho musical tem grande sucesso junto à comunidade católica. O cantor expressou seu sentimento em se apresentar no Círio de Marabá.
“É a quarta vez que estou me apresentando aqui em Marabá, mas essa tem um gostinho especial. Poder cantar no Círio Musical, na Festa de Nossa Senhora de Nazaré, o segundo maior do estado. Hoje, Marabá se torna a capital da fé do Brasil. E a Canção Nova me enviou para dar um presente a vocês, um show de evangelização. Esse é o presente da Canção Nova para mostrar a importância de Marabá, a importância do Círio de Nazaré”, expressa o cantor.
Pela primeira vez, o palco contou com área exclusiva para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, um coral com 30 alunos da Apae também participou da homenagem a convite da FCCM. Entre eles, César Luiz dos Santos, que é atendido pela associação há 27 anos.
“A gente fica arrepiado homenageando a mãezinha do céu, Nossa Senhora. A gente só tem a agradecer a ela e a Deus. É muito importante para a gente. A gente se sente especial, todo mundo aqui. Obrigado pela oportunidade, à Prefeitura por olhar pela gente com carinho”, agradece César Luiz dos Santos.
O secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, observa que a Prefeitura tem feito mais investimentos em infraestrutura para ajudar a consolidar o Círio de Marabá como um dos grandes eventos culturais e religiosos da região.
“Esse ano teve um tratamento todo especial quanto à questão da disponibilização das estruturas. Demos uma melhorada, aumentamos o espaço, incluindo espaço de acessibilidade. A Prefeitura também está proporcionando um show para a programação oficial do Círio Musical e isso só vem contribuir para que esse evento cresça cada dia mais”, afirma.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), mais de 400 mil pessoas participaram das procissões envolvendo o Círio de Marabá. Tal magnitude precisou de ampla estrutura de segurança.
De acordo com o coronel Denner Favacho, titular da SMSI, 800 agentes do Exército Brasileiro, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Guarda Municipal (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Polícia Militar foram destacados para atuar na procissão deste domingo.
“Esse planejamento vem desde o final de julho, quando começamos a nos reunir com a coordenação do Círio. Estamos aqui com 800 homens, que estão com afinco, dedicados, para garantir uma manifestação de fé bastante tranquila e ordeira. A Prefeitura antecipou o planejamento esse ano e isso facilitou muito o evento e, assim, a segurança para todos os romeiros que vieram à cidade”, afirma.
O tema do Círio de Marabá neste ano foi “Maria, sinal de esperança”, por ser a mãe do Filho de Deus, que é o centro da fé cristã. Além disso, foi por meio do sim dito por ela à missão dada por Deus que se abriu caminho para que Jesus viesse ao mundo e manifestasse o plano de salvação.
O Bispo Dom Vital Corbellini reforça a mensagem e relevância do Círio em mais uma edição da manifestação religiosa.
“Queremos desejar um Feliz Círio, um feliz encontro com o Senhor através de Nossa Senhora de Nazaré. Estamos muito felizes pela participação do povo, de milhares e milhares de pessoas que estão vindo, seja aqui da cidade, como de outros lugares. Vamos desejar um Feliz Círio, um feliz encontro com o Senhor, com Nossa Senhora, Maria, sinal de esperança. O Círio não se explica, se vive. É um ato de fé. Deus seja louvado por essa multidão. É o segundo maior Círio do Estado do Pará. Deus abençoe a todos. Todo o pessoal, diretorias, guarda, sacerdotes, todos os promesseiros e promesseiras”, abençoa.
Uma das novidades da programação do Círio de Marabá neste ano foi o Círio Iluminado, que é uma iniciativa da Lei Semear e custeada pela Equatorial Energia. A iniciativa já existia em Belém.
O objetivo é a inclusão e promoção da acessibilidade junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista na manifestação religiosa.
A Prefeitura prestou apoio por meio da liberação do espaço onde foi montado o palco, que é o camarote com acessibilidade para a utilização por crianças atendidas na Associação dos Amigos e Pais dos Autistas de Marabá (AMA). O superintendente da regional sul da Equatorial Pará, Sidney Tavares, reforça a parceria com a Prefeitura.
“É uma grande oportunidade. Agradecemos a parceria com a Prefeitura para proporcionar essa integração e o acesso para todo o nosso público de Marabá a participar desse evento grandioso da nossa cultura”, diz.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou uma ambulância para atender a qualquer intercorrência. Já o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) realizou a limpeza das vias por onde a procissão passou, até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos, Rapharazzo, Bill Washington e Wilielton Amaral (Drone)
The post Círio 2025: Fé e gratidão tomam as ruas na 45ª edição do Círio de Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá .