O sábado (18) será especial para moradores da Região Metropolitana de Belém. A data marcará a entrega da nova ponte estaiada que liga Icoaraci a Outeiro, obra conduzida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). A estrutura moderna e segura representa um novo marco para a mobilidade urbana e o desenvolvimento da região.
“Finalizamos a obra que vai transformar a mobilidade na região, impulsionar a economia local e fortalecer o turismo. A nova ponte é uma das mais importantes entregas da infraestrutura do estado, pensada para oferecer conforto, segurança e mais oportunidades para todos. É um avanço que vai muito além da engenharia — é desenvolvimento, integração e futuro”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.
Com 100% dos serviços concluídos, a ponte desperta a expectativa de quem há anos aguardava por uma ligação moderna e definitiva entre as duas regiões, como o autônomo Sigma Castelo Branco. “Para nós atravessarmos aqui, tem que pegar um ônibus bem longe, e demora demais. Agora, com a nova ponte, vai dar para ir andando. Vai ajudar e muito”, afirma, empolgado com a proximidade da entrega.
A nova ponte possui 414 metros de extensão e 10,5 metros de largura, sendo sustentada por cabos de aço (estais) ligados a um mastro central, seguindo padrões modernos de engenharia que combinam estética, segurança e durabilidade. A obra gerou 120 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, movimentando a economia local e beneficiando trabalhadores de diversos setores.
O pedreiro Deivison Roberto, que trabalhou na construção e mora ao lado de Outeiro, se orgulha de participar desse momento histórico. “A expectativa é grande, não só minha, como de toda a população. Essa ponte vai proporcionar um benefício enorme, encurtar a distância até o centro e aumentar o fluxo de turismo. É muito gratificante”, ressalta.
Quem também acompanhou de perto o avanço da obra foi Edson Barrerinhas. O morador de Icoaraci levou o neto Antony, de seis anos, para registrar o momento. “Tenho familiar que mora do lado de Outeiro e vai ser bem mais fácil chegar até eles”, diz, com um sorriso de quem já enxerga a transformação que a nova ponte vai trazer.
A estrutura, que já se destaca na paisagem, é uma ponte estaiada moderna, projetada para garantir fluidez no tráfego, segurança e durabilidade, além de valorizar o cenário urbano da Região Metropolitana de Belém, representando um marco arquitetônico. Os acessos estão concluídos e as equipes executam agora a pavimentação, sinalização, instalação de postes de iluminação, guarda-corpo metálico e barreiras de proteção, etapas que antecedem a entrega definitiva.