No início da manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Civil deflagrou a Operação Relógio com objetivo de coibir o tráfico de drogas no bairro da Cidade Velha, mais especificamente na área que compreende o Complexo Ver-o-Peso. A ação policial aconteceu de forma integrada com o Grupamento Fluvial (GFLU) e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém, integrando a Operação Acolher, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
As investigações foram conduzidas pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e resultaram em quatro mulheres e dois homens presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado e pela Vara de Juíz das Garantias da Região Metropolitana de Belém, sendo que dois dos presos ainda receberam voz de prisão em flagrante.
“No decorrer das diligências para dar cumprimento aos mandados judiciais, um homem e uma mulher foram flagrados com certa quantidade de material entorpecente análogo a óxi, 50 munições de calibre .30 e vários celulares. Os dois presos em flagrante vão responder por tráfico de drogas, sendo que um deles também vai responder por posse ilegal de munição”, detalhou o delegado Davi Cordeiro, titular da Denarc.
Alguns dos alvos são investigados por integrarem organização criminosa. A operação continua no sentido de identificar e localizar e prender outros possíveis envolvidos com o tráfico de drogas na região do Ver-o-Peso para que a população tenha mais tranquilidade e segurança.
Operação Acolher -As ações que integram a Operação Acolher fazem parte de um conjunto de estratégias para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, que são expostas à violência. Portanto, o Estado se faz presente para garantir a segurança e tranquilidade, atuando nessa ação em específico, para coibir o tráfico de drogas e outros delitos que possam ocorrer com pessoas em situação de rua.