A manhã dessa segunda-feira, 6, foi marcada por novos aprendizados para os servidores do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Na ocasião, a equipe participou de um treinamento voltado para primeiros socorros, com o objetivo de capacitá-los a agir com segurança e eficiência em situações de emergência, contribuindo para a estabilização de vítimas e, em muitos casos, para a preservação de vidas.
A capacitação foi realizada no auditório da Coordenação de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), setor vinculado à Secretaria Municipal de Administração (Semad), e ministrada pela instrutora Elen Almeida. Durante o treinamento, foram abordados temas essenciais, como engasgo, trauma craniano, desmaio e convulsão, parada cardiorrespiratória, afogamentos, ferimentos, fraturas e torções, queimaduras, intoxicações e trauma facial.
A coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, geóloga Lana Nunes, explica que, inicialmente, o curso seria voltado apenas aos monitores do Complexo Turístico e do Parque dos Ipês, por atuarem diretamente com o público e desenvolverem atividades em áreas onde pequenos incidentes são comuns, especialmente envolvendo o uso de bicicletas e patinetes.
“Diante dessa realidade e reconhecendo a importância do tema, decidimos ampliar o curso para todos os servidores do programa. Compreendemos que esse tipo de conhecimento é fundamental também para o desempenho das nossas atividades, uma vez que atuamos constantemente em contato com a comunidade e realizamos ações de campo, em que imprevistos podem ocorrer”, destacou Lana. Ela acrescentou que a capacitação proporciona mais preparo e responsabilidade às equipes, resultando em maior segurança e reforçando o compromisso do Prosap com o cuidado, a prevenção e a valorização da vida — princípios que se conectam diretamente à educação ambiental.
Texto: Nara Moura
Fotos: Anne Costa e Andreia Pires