A Prefeitura de Parauapebas realizou, pela primeira vez, a Mostra Planetária sob o Céu de Carajás, um evento que uniu ciência, tecnologia e astronomia em uma experiência imersiva voltada principalmente para estudantes da rede municipal de ensino. Realizada no Complexo Turístico de Parauapebas, a iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect) e a Universidade Estadual do Pará (Uepa), e contou com o Planetário Móvel, que percorre diferentes regiões do Pará divulgando conhecimento científico.
Segundo Gabriel Magalhães, planetarista da Uepa, a presença do Planetário em Parauapebas é inédita e representa uma oportunidade única para discutir temas que vão além da astronomia. “O Planetário Móvel é uma forma de divulgar ciência pelo interior do estado. Aqui, trouxemos também a reflexão sobre um problema atual, que é a poluição do céu noturno. É a primeira vez que o Planetário vem a Parauapebas, e ficamos muito felizes com a receptividade”, destacou.
O secretário Uallas Marques, ressaltou a importância do evento para a formação das crianças e adolescentes. “A Mostra traz uma imersão em ciência e astronomia. Nosso objetivo é oferecer às novas gerações oportunidades de aprendizado e encantamento com o universo. Já estamos planejando novas edições para ampliar esse alcance”, afirmou.
A experiência também conquistou os estudantes. Para Sávio Manelli, a mostra desperta curiosidade em pessoas de todas as idades. “É uma experiência que gera interesse tanto nos mais jovens quanto nos idosos. Além de informativa, promove interação social e transmite conhecimentos históricos, físicos e químicos de forma acessível”, avaliou.
Já Samuel Bessa destacou o aspecto prático do aprendizado. “A gente entende como os povos antigos se guiavam pelas estrelas e como funcionam os corpos celestes. É uma experiência que agrega muito conhecimento para a vida”, disse.
Além do planetário, os participantes também podem vivenciam a experiência de visualizar o céu por um telescópio com a equipe dos Filhotes da Astronomia e, ainda, fazer uma imersão nas rotas turísticas de Parauapebas com óculos de realidade virtual. A programação segue até sexta-feira.
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Douglas Santos Mota
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025