A diarista Telma Lima, 61 anos, aguardava há mais de 1 ano e 6 meses por uma consulta com um ortopedista. A busca era poratendimento especializadopara tratar o esporão de calcâneo, uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de um osso na região do calcanhar. Após o longo período de espera, não escondeu a surpresa ao ser convocada à comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Marambaia, onde teria acesso ao atendimento tão esperado.
Telma está entre os250 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos durante a 8ª edição do Viradão da Saúde, realizado nesta sexta-feira (26), das 18h às 22h, com a oferta de especialidades, como dermatologia, endocrinologia, oftalmologia e ortopedia. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma),tem impacto direto na redução de demandas reprimidas, aumenta a eficiência e contribui para a sustentabilidade da rede, fortalecendo o papel da atenção primária no cuidado à população belenense.
“Quando recebi a ligação, fiquei muito feliz. Foi uma surpresa pra mim, não esperava na data do meu aniversário ganhar esse presentão. Acredito que, se tiver essa iniciativa sempre, vai reduzir o longo tempo de espera e as filas, vai aliviar para todos os pacientes. Eu dou nota dez para os profissionais, fui bem atendida”, disse Telma, que já saiu da consulta com encaminhamento para fazer o exame de raio-x.
Os pacientes são previamente identificados pela Central de Regulação do município. Após a confirmação do agendamento, as equipes entraram em contato direto com cada usuário, evitando deslocamentos desnecessários.
Esse modelo de organização tem sido fundamental paraotimizar os atendimentos,reduzir o absenteísmoeoferecer maior confortoàs famílias que aguardavam há meses por uma consulta com especialistas.
Alguns pacientes aguardavam há mais de dois anos por uma consulta. Para ela, a iniciativa desempenha um papel estratégico na rede pública, funcionando como uma força-tarefa para reduzir a sobrecarga dos serviços e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso da gestão com a saúde preventiva e especializada. “Mais do que ampliar o acesso,a estratégia aproxima a população da rede municipale fortalece o vínculo entre profissionais e comunidade, evidenciando que ações inovadoras e bem planejadas podem transformar a realidade do atendimento”, afirmou
Os mais de 5.200 atendimentosrealizados desde a 1ª edição são resultados de um conjunto de parcerias que envolvem médicos contratados pela rede municipal, profissionais de instituições privadas e docentes das faculdades parceiras.
Durante a ação, os pacientes recebem atendimento especializado e já saem da unidade com encaminhamentos para exames ou para outras especialidades. A regulação da unidade permanece ativa, o que permite organizar o fluxo e assegurar que cada atendimento tenha desdobramentos efetivos dentro da rede.
“Apresentamos mais uma edição do programa que vem ampliando o acesso à saúde em nossa cidade. Com planejamento e dedicação, temos alcançado resultados expressivos na redução das filas de espera, priorizando as especialidades de maior demanda em cada território e disponibilizando esses atendimentos nos centros digitais e nas unidades de saúde. A Prefeitura de Belém, por meio do trabalho da Sesma, segue firme no compromisso de impulsionar melhorias contínuas na saúde”, ressaltou o titular da Sesma, Rômulo Nina.
A idosa Elaine Nira, 72 anos, estava aguardando há dez meses por uma consulta com um ginecologista. “O viradão reuniu várias consultas, várias especialidades. É muito importante porque eu não saio sozinha sem a companhia da minha filha. Agora melhorou para a gente ter essas consultas à noite, é um algo muito bom para o cidadão. É fundamental para quem necessita do SUS para dar continuidade ao tratamento e cuidar da saúde. A prefeitura está fazendo um bom trabalho”, celebrou.