A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Assistência à Saúde de Belém (IASB), promoveu serviços médicos e exames essenciais paramais de 600 pessoas, entre servidores e usuários do Plano de Assistência Básica de Saúde e Social (PABSS), ao longo da manhã deste sábado (27), em Belém (PA).
A iniciativa diminui o tempo de espera para a marcação de consultas e garante mais dignidade no acesso à saúde. Antes de iniciar os atendimentos, os pacientes foram recepcionados com um café da manhã partilhado, criando um clima de acolhimento.
Os atendimentos iniciaram com a oferta de mais de dez especialidades, sendo as principais: ginecologia, reumatologia, cardiologia, ortopedia, psiquiatria, odontologia, nutrição, neurologia e otorrinolaringologia. Exames como raio-X, eletrocardiograma, análises laboratoriais e serviços de enfermagem também estiveram disponíveis, além da emissão de guias e demais procedimentos.
A iniciativa da Prefeitura de Belém foi aprovada pela população. A professora aposentada Rosângela Melo, 72 anos, estava em busca de uma consulta com cardiologista e elogiou a agilidade:“Eu tive um derrame e precisava urgente me consultar. Eu soube da ação e aproveitei a chance de garantir a minha consulta. Foi tão bom que me consultei e ainda fiz meus exames. É um alívio”, revelou, com tranquilidade.
O motorista Raimundo Carlos Alcântara, de 62 anos, leva uma vida bastante atribulada. Esse mutirão promovido pela Prefeitura de Belém foi uma oportunidade e tanto para colocar a saúde em dia. “Consegui atendimento com cardiologista e endocrinologista. Apesar de ter muitas pessoas, tudo foi bem organizado. Saio feliz e confiante”, afirma.
Os atendimentos de saúde realizados no IASB contemplam diversas especialidades. É uma ação contínua que contribui para o fim das filas de espera, resguardando a saúde e o bem-estar dos servidores públicos.
A Ilma Maria Magna, 50 anos, foi mais uma que aproveitou a ação realizada na manhã deste sábado.Ela foi atendida por uma equipe completa: ginecologista, neurologista e endocrinologista. Tudo para fazer o acompanhamento da tireoide. “Há, pelo menos, três anos que eu tentava essas consultas. Graças a Deus hoje foi tudo bem rápido. Saio daqui satisfeita”, garante.
O presidente do IASB, Thiago Ribeiro, explica que osresultados da ação são expressivos desde a primeira edição, quando as filas de espera foram drasticamente reduzidas e, em algumas áreas, praticamente eliminadas:
Com resultados expressivos e atendimento acolhedor, a ação de saúde da Prefeitura demonstrou que eficiência e cuidado podem andar juntos, aproximando a população dos serviços de saúde e reforçando a política de atendimento humanizado em Belém.
“Após a primeira edição, percebemos o potencial de tornar a iniciativa é uma ação contínua. Expandimos o projeto e, atualmente, ele integra a programação regular do IASP. Atendemos, em média, mais de 600 pessoas a cada sábado de edição e esse número continua a crescer. Iniciamos com seis especialidades e, agora, oferecemos dez”, afirma Ribeiro, enfatizando que a perspectiva é ampliar ainda mais a oferta a cada edição.