A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Defesa Civil, realizou a primeira reunião do Comitê de Crises, com o objetivo degarantir resposta mais rápida e integrada em casos de grandes sinistros no município.
O encontro, realizado na quarta-feira, 10, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) marcou um passo importante na articulação interinstitucional entre órgãos municipais e estaduais, em alinhamento com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Foram convocados para compor o comitê representantes de diferentes órgãos estratégicos, como Fundação Papa João XXIII (Funpapaa), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Casa Civil e secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Zeladoria (Sezel) Saúde (Sesma), Infraestrutura (Seinfra) e Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad).
O superintendente Vitor Magalhães destacou que o comitê tem como missão integrar protocolos, fortalecer a comunicação entre as instituições e ampliar a capacidade de prevenção e resposta a desastres. “Estamos unindo forças para garantir que Belém esteja preparada para agir de forma rápida e eficiente diante de situações de risco, protegendo vidas e minimizando danos”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Belém com a segurança da população, consolidando o município como referência em gestão de crises e desastres na região.