21°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Polícia Civil deflagra quarta fase da operação em combate ao crime na cidade de Marituba

A ação aconteceu por todo o município e culminou com a fiscalização de estabelecimentos comerciais, levantamentos investigativos, apuração de denún...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
07/08/2025 às 22h31
Polícia Civil deflagra quarta fase da operação em combate ao crime na cidade de Marituba
Foto: Bruna Ribeiro / Ascom PC

A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou, nesta quinta-feira (07), a quarta fase da operação “Área Segura”, que desta vez aconteceu no município de Marituba, cidade localizada na Região Metropolitana de Belém (RMB). As incursões aconteceram durante o início da manhã e também no período da noite.

As diligências contaram com o trabalho dos policiais das Diretorias de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia Especializada (DPE), de Polícia do Administrativa (DPA), de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAV), Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), Estadual de Combate à Crimes Cibernéticos (DECCC), do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).

“A operação acontece de forma continuada e tem como objetivo dar mais tranquilidade à população do município, mostrando a presença da polícia que une esforços para combater crimes, investigar denúncias relacionadas à prática de ilícitos penais, além de desenvolver medidas de caráter preventivo, com foco na repressão qualificada à criminalidade e na garantia da ordem pública”, explicou o delegado Temmer Khayat, delegado-geral adjunto da PCPA e coordenador da operação.

Continua após a publicidade
Anúncio

Equipes da DPA realizaram as fiscalizações em mais de dez locais voltados à regularidade dos estabelecimentos, com ênfase na verificação de alvarás de funcionamento e demais exigências legais para o exercício de atividades comerciais.

“Foram fiscalizados bares, restaurantes, comércios e outros estabelecimentos do município. Dentre eles, cinco estabelecimentos tiveram as suas atividades encerradas, já que funcionavam de forma irregular, sem cadastro na DPA e alvará. Quando isso ocorre, o proprietário é notificado a comparecer na sede da DPA para regularizar a situação”, contou a delegada Virgínia Grimwood.

Já a DAV realizou incursões e abordagens com o intuito de identificar e coibir possíveis situações de violação de direitos, especialmente contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As equipes também afixaram cartazes de divulgação da DEAM Virtual nos estabelecimentos.

As equipes da DPM, DPE, DECOR, DECCC, NIP e CORE conduziram as ações ostensivas e de repressão qualificada, incluindo verificação de mandados em aberto, abordagens táticas e intervenções nos pontos considerados críticos do bairro, mapeados a partir de dados de inteligência policial.

Durante a operação, duas pessoas foram presas em cumprimento a mandados expedidos pela Vara Criminal de Marituba, ambos relacionados a crimes de roubo majorado. “Uma delas foi capturada em Marituba por policiais civis do Serviço de Polícia Interestadual (Polinter), vinculado à Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE). A outra prisão ocorreu em Florianópolis (SC), onde o investigado foi localizado com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e em decorrência das investigações conduzidas pela Seccional de Marituba, e o mandado de prisão preventiva foi expedido com base nos levantamentos que apontaram o suspeito como envolvido em crimes nos municípios de Benevides e Marituba”, destacou o gestor da PCPA, Raimundo Benassuly.

A operação vai continuar em outros bairros da capital e nos demais municípios da Região Metropolitana de Belém para que a população se sinta mais segura com a presença da polícia nas ruas de forma mais efetiva. Qualquer denúncia sobre pontos comerciais irregulares, tráfico de drogas ou informações sobre foragidos da Justiça pode ser feita através do número 181, pelo Disque-Denúncia. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.