22°C 28°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Participação feminina avança e fortalece o cooperativismo no Pará

Ações do Governo do Estado, por meio da Sedeme, ampliam oportunidades, capacitação e acesso a mercados para mulheres cooperadas

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
04/03/2026 às 10h02
Participação feminina avança e fortalece o cooperativismo no Pará
Foto: Divulgação

O cooperativismo tem se consolidado como instrumento de transformação social e empoderamento feminino no Pará, impulsionado por políticas públicas e ações de incentivo ao setor. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), por meio da Diretoria de Cooperativismo (Dcoop), tem fortalecido iniciativas que estimulam a participação das mulheres em atividades produtivas e na gestão de cooperativas em todo o Estado.

Em parceria com o Sistema OCB/PA, a Sedeme promove ações voltadas à divulgação e ao fortalecimento das práticas cooperativistas como modelo de negócio sustentável. A articulação com instituições públicas e privadas também tem ampliado projetos que incentivam a organização produtiva e a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Pará.

Protagonismo feminino no cooperativismo

Continua após a publicidade
Anúncio

Um exemplo desse movimento é a Cooperativa Agroindustrial de Mulheres da Agricultura Familiar (Cooprima), que reúne 110 agricultores familiares, sendo 85 mulheres, e atua há 15 anos no mercado. A cooperativa se destaca pela produção de polpas de frutas, hortaliças, frutas in natura e produtos apícolas, como mel, pólen, extrato de própolis e hidromel.

Dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025 apontam que a participação feminina no cooperativismo tem avançado. As mulheres já representam 41% do total de cooperados no Brasil. No Pará, o número de cooperadas cresceu 16,7% em relação ao ano anterior, passando a representar 37% dos mais de 80.541 associados.

A presença feminina é mais expressiva nos ramos de Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Consumo e Agropecuário, setores que concentram grande parte da força cooperativista no Estado.

Avanços na liderança

Apesar do crescimento da participação feminina, os cargos de liderança ainda representam um desafio para a igualdade de gênero. Em 2024, as mulheres ocupavam 28% das posições de comando nas cooperativas. Já em 2025, esse índice subiu para 32%, um avanço de quatro pontos percentuais que sinaliza maior representatividade feminina nos espaços de decisão.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, reafirmou o compromisso do Governo do Pará com o fortalecimento do cooperativismo e com a ampliação da participação feminina no setor. “O Governo do Estado tem trabalhado para criar instrumentos que promovam o crescimento sustentável do cooperativismo no Pará. Por meio da Diretoria de Cooperativismo da Sedeme, buscamos impulsionar o protagonismo feminino, fomentar novos negócios e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, destacou o secretário.

Segundo o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a presença feminina tem contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do setor. "A presença feminina no cooperativismo paraense é uma força transformadora que agrega sensibilidade, competência técnica e visão estratégica à gestão das nossas cooperativas. As mulheres têm assumido papéis de liderança, fortalecido a governança e impulsionado a inovação no campo e na cidade. No Sistema OCB/PA, trabalhamos para consolidar políticas e programas que promovam maior inclusão feminina nos espaços de decisão, a exemplo do Comitê Estadual Elas pelo Coop, que tem por finalidade fortalecer a participação das mulheres no cooperativismo paraense, gerando resultados concretos para o desenvolvimento do setor no Pará”, afirmou.

Incentivo e reconhecimento

Para a diretora de Cooperativismo da Sedeme, Luziane Sena, o cooperativismo tem se mostrado uma importante ferramenta de inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento sustentável no Estado. “Dentro desse movimento, as mulheres assumem cada vez mais o protagonismo. Estão na produção, na gestão, na liderança e na inovação. Transformam realidades, fortalecem comunidades e constroem, todos os dias, uma economia mais justa, solidária e sustentável”, ressaltou.

Ela destaca que o cooperativismo amplia oportunidades e impacta diretamente as famílias e comunidades. “Quando uma mulher acessa oportunidades por meio do cooperativismo, não muda apenas a própria vida, mas também a de sua família, comunidade e toda a cadeia produtiva. O cooperativismo é, portanto, um instrumento de empoderamento econômico, social e político”, afirmou.

Entre as iniciativas apoiadas pela Sedeme, por meio da Dcoop, está a parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que certificou oito cooperativas com o Selo Amazônia Mulher. A iniciativa reconhece cooperativas com significativa participação feminina em seus quadros sociais e de gestão, estimulando boas práticas de governança inclusiva e fortalecendo a autonomia econômica das mulheres nas cadeias produtivas amazônicas. “Seguimos trabalhando para ampliar oportunidades, oferecer capacitação, fomentar o acesso a mercados e consolidar políticas que garantam às mulheres paraenses o espaço que é delas por direito”, concluiu Luziane Sena.

Expansão do cooperativismo no Pará

Dados da Dcoop/Sedeme apontam que, em 2025, foram apoiadas 149 cooperativas em diversos municípios das 12 Regiões de Integração do Estado, resultando na geração de 12 negócios que movimentaram cerca de R$ 10 milhões em feiras, eventos e rodadas de negócios apoiados pela secretaria.

A presidente da Cooprima, Joelma Nunes, do município de Primavera, ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado para o fortalecimento da cooperativa. “Essa ajuda inicial foi essencial para que pudéssemos estruturar nosso trabalho”, afirmou. “A Sedeme tem nos representado muito bem no cooperativismo, colocando-se à disposição das cooperativas, apoiando especialmente as mulheres, facilitando o acesso às linhas de crédito e fortalecendo a geração de renda”, acrescentou.

Presidente da Cooprima, Joelma Nunes

Segundo dados do Sistema OCB/Pará, o cooperativismo estadual conta atualmente com mais de 190 cooperativas registradas e ativas, envolvendo mais de 80 mil cooperados e gerando quase 5 mil empregos diretos. O setor já representa mais de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará, com cooperativas presentes em todas as 12 Regiões de Integração, impactando direta e indiretamente mais de 1,4 milhão de pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.