20°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Educadores participam de formação sobre ‘Educação, Juventude e Sustentabilidade na Amazônia’

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)01/08/2025 16h39Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoAnteriorPróximoCom o retorno às aulas, ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
01/08/2025 às 16h56
Educadores participam de formação sobre ‘Educação, Juventude e Sustentabilidade na Amazônia’
Foto: Divulgação

Com o retorno às aulas, os professores ministrantes e mediadores do Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participaram de uma formação muito especial, que abordou o tema “Educação, Juventude e Sustentabilidade no Protagonismo da Amazônia”. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria, nesta sexta-feira (1).

A proposta é refletir, juntos, sobre o papel transformador da juventude amazônida e como a educação pode e deve caminhar ao lado do desenvolvimento sustentável, com respeito à nossa identidade, cultura e território. O ponto alto da formação foi a palestra do professor Dr. João Cláudio Tupinambá Arroyo, que trouxe um olhar sensível e profundo sobre os desafios e as potencialidades da Amazônia.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A palestra foi extremamente enriquecedora. Fez-me refletir sobre o papel fundamental do professor como protagonista da educação, contribuindo para que nossa juventude reconheça e valorize seu território, sua cultura e, assim, perceba-se como agente importante em uma sociedade em constante transformação. Em tempos de avanços tecnológicos e inteligência artificial, é fundamental estimular o pensamento crítico nos jovens, para que se tornem protagonistas conscientes e questionadores da realidade”, conta Ione Câmara, geógrafa.

A palestra despertou também reflexões sobre a importância da formação docente contínua e do pensamento crítico na educação.

“A minha compreensão da palestra é que, antes de tudo, ela é extremamente pertinente. Percebe-se a importância de compreendermos que a formação docente precisa ser contínua e permanente. Destaco, especialmente, a relevância de mantermos sempre em pauta a ideia de que a educação e o acesso ao conhecimento devem estar profundamente conectados à problematização e à criticidade. Isso nos conduz a refletir e reconhecer que o conhecimento é dinâmico, e precisa ser constantemente trabalhado e dialogado em sintonia com o cotidiano dos nossos estudantes”, disse Claudira Cardoso, professora de História.

Para Thomas Jefferson, diretor do Cemep, essa capacitação não é apenas uma atualização técnica, mas um compromisso com a realidade da região. “Queremos que nossos professores não só saibam ensinar, mas que também se sintam inspirados e engajados com as questões sociais e ambientais que vivenciam aqui”, afirmou.

Ao longo dos encontros, os educadores têm aprendido a integrar, em suas práticas pedagógicas, temas como sustentabilidade e protagonismo juvenil, usando as ferramentas digitais e metodologias próprias do Centro de Mídias. Essa preparação visa garantir que, quando as aulas retornarem, o ensino oferecido seja dinâmico, atual e alinhado com as necessidades dos estudantes e da comunidade amazônida.

Sobre o Cemep- O Centro de Mídias da Educação Paraense é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, uma alternativa utilizada para atender estudantes que moram em regiões remotas do Pará e, também, para garantir que ninguém fique para trás. Os estudantes frequentam as salas de aula diariamente, com o acompanhamento presencial de um professor mediador, que trabalha em parceria com professores especialistas que ministram aulas ao vivo, a partir de estúdios de transmissão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.