20°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Estado entrega, por meio da Seaster, horta social pedagógica para escola em Marituba

Convênio com o MDS, já assegurou a implantação de hortas sociais no Pará, em projeto que inclui atividades coletivas de produção sustentável de ali...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
01/08/2025 às 11h40
Estado entrega, por meio da Seaster, horta social pedagógica para escola em Marituba
Foto: Divulgação

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), executa o projeto "Hortas Sociais Pedagógicas no Pará", em consonância com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O programa, instituído em 2022, busca promover a inclusão social e econômica de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de, implantar a ação em escolas e Usinas da Paz. Na quinta-feira (31), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Freire de Oliveira Falcão, em Marituba recebeu ações do projeto.

Com a ampla participação de estudantes, professores, diretores e da secretaria municipal de educação de Marituba, os gestores, técnicos e do secretário estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster), entregaram a estrutura da horta, com equipamentos e orientações para a comunidade escolar dar continuidade ao programa, beneficiando a todos que frequentam o espaço, bem como moradores do entorno.

“Esta iniciativa é fundamental para que os estudantes possam compreender, na prática, sobre produção sustentável de alimentos, fortalecendo os programas relacionados à segurança alimentar e nutricional de todos, além de contribuir para a garantia de uma alimentação saudável e de qualidade. Está em nosso planejamento a implantação de mais hortas por meio do convênio com o MDS, em diversos municípios do Pará”, ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

Continua após a publicidade
Anúncio

Desde o inicio da vigência deste convênio com o MDS, já foram implantadas 15 hortas sociais no Pará. O projeto inclui atividades coletivas de produção sustentável de alimentos, especificamente tubérculos, verduras, legumes e frutas.

“O projeto horta social é um recurso pedagógico valioso, que oferece inúmeras oportunidades de aprendizado, prático e interdisciplinar, integrando diversas áreas do conhecimento como biologia, geografia, matemática, mas sobretudo, é um projeto para integrar cada vez mais a família na escola, possibilitando subsídios para a produção, o cultivo e o consumo das famílias, através de suas próprias atividades internas, na escola”, disse Argemiro Seara, secretário adjunto de educação do município de Marituba.

Implantação em andamento

Já foram implantadas e seguem na fase de finalização, três hortas no espaço da Usina da Paz (UsiPaz) da Cabanagem. Além disso, o projeto está sendo expandido para a escola da rede municipal de ensino República de Emaús e o abrigo para idosos, gerenciado pela Seaster, Lar da Providência.

Os municípios contemplados com o projeto “Hortas Sociais Pedagógicas” são: Belém, Marituba, Ananindeua e Santa Bárbara do Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.