21°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Codec acompanha webinário sobre gestão hídrica e reforça compromisso do Pará com desenvolvimento sustentável e inovação

Evento internacional promoveu intercâmbio de soluções sustentáveis entre o Pará e a Hungria, com foco em gestão hídrica, saneamento e economia circ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/06/2025 às 15h54
Codec acompanha webinário sobre gestão hídrica e reforça compromisso do Pará com desenvolvimento sustentável e inovação
Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), vinculada ao Governo do Estado, participou, nesta segunda-feira (30), do Webinário sobre Soluções Húngaras em Gestão Hídrica, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a Embaixada da Hungria no Brasil. Realizado de forma totalmente online, o evento reuniu representantes do setor público, diplomático e empresarial para promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da cooperação internacional em áreas estratégicas como saneamento, tratamento de água e economia circular.

Representando a Codec, participaram da programação o diretor de Atração de Investimentos e Negócios, Manoel Ibiapina, e o gerente de Comércio Exterior, Eduardo Rodrigues. Também acompanharam o encontro o vice-presidente da Fiepa, Clóvis Carneiro; a coordenadora do CIN/Fiepa, Cassandra Lobato;o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiepa, Derivk Martins; o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo; a adida comercial da Embaixada da Hungria, Kinga Somogyi; e o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Tamás Halmai.

Durante a reunião, empresas húngaras especializadas em soluções ambientais apresentaram tecnologias voltadas ao tratamento de água, resíduos sólidos e lodo industrial, com foco na redução da pegada de carbono e na promoção da economia circular. Entre os destaques, estavam Aegea, Orgânica Water, Pureco e Innowaste Global, que também demonstraram interesse em projetos de fábricas de montagem e sistemas de tratamento voltados para setores como fertilizantes e frigoríficos. As empresas buscam parcerias com entidades públicas e privadas para viabilizar projetos de saneamento, gestão de resíduos e soluções sustentáveis no Pará.

Continua após a publicidade
Anúncio

A agenda internacional promovida pela Fiepa está plenamente alinhada com as diretrizes da Codec, que tem como um de seus pilares estratégicos a promoção de parcerias internacionais e a atração de investimentos estrangeiros diretos, especialmente em setores essenciais ao desenvolvimento sustentável. Destaca-se, nesse contexto, a parceria estratégica entre a Codec e a Fiepa, que tem contribuído para posicionar o Pará no radar de investidores internacionais, por meio da construção de uma agenda conjunta de promoção econômica e fortalecimento da competitividade regional.

A Companhia já vem ampliando sua rede de articulação com empresas e instituições estrangeiras voltadas à inovação em saneamento, monitoramento hídrico, tecnologias de reuso e dessalinização. Embora ainda não haja acordos formalizados com empresas húngaras, o webinário abriu portas para futuras tratativas técnicas, com potencial de aplicação em regiões paraenses que enfrentam desafios relacionados ao acesso à água e à gestão de resíduos.

“A gestão hídrica é uma prioridade no planejamento de novos empreendimentos no Pará. Conhecer experiências internacionais de sucesso nos permite avaliar soluções aplicáveis à nossa realidade e reforçar a construção de um ambiente de negócios mais sustentável e competitivo”, afirmou o diretor Manoel Ibiapina.

A participação da Codec reforça o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a construção de parcerias que gerem valor social, ambiental e econômico para o Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.