21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sedcon atua no ordenamento de ambulantes no Parárraiá

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), está fiscalizando e ordenando as atividades dosambul...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
12/06/2025 às 18h48
Sedcon atua no ordenamento de ambulantes no Parárraiá
Foto: Jader Paes

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), está fiscalizando e ordenando as atividades dosambulantes autorizadosa trabalhar durante asquatro noites de shows do Parárraiá, que ocorre no período de 12 a 15 de junho, no estacionamento do Mangueirão. Esta é a segunda edição do evento, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Turismo, comshows gratuitos de atrações nacionais e regionais, além de apresentação de quadrilhas juninas.

Dezesseis servidores da Sedcon, oito por cada noite, e oito durante o dia, vão trabalhar na organização dos ambulantes naárea destinada às vendas(calçada da Augusto Montenegro, em frente ao BRT). O ordenamento começou na tarde desta quinta-feira (12) e vai prosseguir durante toda a programação do Parárraiá. Cerca de100 vendedores ambulantes, já cadastrados pela Sedcon estãoautorizados a trabalhar e serão fiscalizadospelos agentes.

Continua após a publicidade
Anúncio

Acessibilidade e cumprimento de taxas

Durante a ação, o agentes da Sedcon observam se os ambulantes estão cumprindo adistância ideal na calçada, garantindo aacessibilidadedos pedestres e verificam se houve o pagamento da “taxa eventual”, cobrada para os eventos.

“No Parárraiá do ano passado, eu consegui ter 2 mil reais de lucro.  Neste ano, com a expectativa de público maior, espero que esse faturamento aumente”, disse o ambulante Paulo Cezar Castro, 51 anos, pronto para o primeiro dia de programação. 

“A equipe da Sedcon foi bastante atenciosa comigo nas orientações. Agora, é trabalhar e faturar esse dinheirinho para meu sustento”, disse Átila Silva, 51 anos, que vende refrigerantes e água.

Belém em Ordem

A Prefeitura de Belém lançou, em março deste ano, o projeto Belém em Ordem, que prevê uma série demedidas para garantir o cumprimento do Código de Posturasdo Município e reforçar a ordem pública

O Belém em Ordem  abrange campanhas, ações efiscalizaçõesfeitas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Segbel), Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana ( Sezel), e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon)

“Esta é mais uma de nossas inúmeras ações de ordenamento de ambulantes, para garantir a acessibilidade dos pedestres e, ao mesmo tempo,apoiar os trabalhadoresque esperam muito por eventos de grande porte, como é o Parárraiá. A Sedcon, junto com outros órgãos, está de braços dados com a Prefeitura na missão de deixar Belém em ordem”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.