Elementos da natureza como casca de coco, argila, folhas, areia, madeira e água viram recursos pedagógicos na turma de Maternal I da Unidade de Educação Infantil (UEI) Erê, no bairro Barreiro, através do projeto “Ser Criança é Simples e Natural”, desenvolvido pelas professoras Joyce Pereira, Gleyce Duarte e Ivanilde Pires.
A escolha pela temática do projeto surgiu neste ano, no decorrer do processo de acolhimento das 30 crianças entre 2 e 3 anos da turma do Maternal I, na UEI Erê. As professoras perceberam que mesmo com muitos brinquedos disponibilizados em sala, os alunos não permaneciam concentrados nas brincadeiras e aparentavam ficar entediados.
Após realizar pesquisa e estudos sobre o que poderia apresentar para melhorar a atenção da turma, a professora Joyce Pereira sugeriu a proposta de oferecer às crianças materiais da natureza, de caroço de açaí e até areia da praia, e logo as outras professoras Gleyce Duarte e Ivanilde Pires aderiram ao projeto.
A aceitação dos alunos foi muito boa, despertando principalmente a curiosidade. “Esses objetos despertaram a concentração, curiosidade e observação, provocando várias possibilidades no desenvolvimento do aprendizado. As crianças, com pouquíssima intervenção de nós, professores, criam bolo de aniversário, até cantam parabéns, fazem comidinha, brincam de casinha. Eles compartilham, aprendem a dividir os objetos e percebemos que eles estão bem mais independentes”, comentou a professora Joyce Pereira.
As brincadeiras acontecem na área externa da escola, onde as professoras montam ilhas de ambientes, como a "natureza congelante”, com elementos naturais em blocos de gelo; uma com argila, sementes, folhas, flores e galhos. Em outra, as crianças têm acesso à areia de praia e água; e tem a ilha da pintura com carvão e pigmento naturais, como urucum e açafrão.
Nesses ambientes, os alunos desenvolvem habilidades como a coordenação motora, a fala, a concentração, o respeito, a divisão dos objetos, a habilidade sensorial, que ajudam no desenvolvimento e no aprendizado.dos estudantes.
Para a pedagoga Suanny Ferreira, mãe da Alice Furtado, 2 anos, aluna da turma do Maternal I, a filha tem mostrado um grande avanço na coordenação motora e na autonomia. “Eu percebi que ela desenvolveu muito a questão motora, consegue ter mais autonomia e independência em casa, está até se alimentando sozinha. Ela diz que na escola trabalha isso e quer fazer em casa também”, disse.
Com o sucesso que vem mostrando com a turma do Maternal I, o projeto deve avançar para as outras turmas da escola.