A Defesa Civil promoveu a segunda edição do projeto Defesa Civil nos Bairros , na última quinta-feira, 22, fortalecendo ocompromisso com a prevenção e segurança da população.
Nesta etapa, foram realizadas200 novas vistorias em residências do bairro do Guamá, totalizando700 atendimentosna região desde o início do projeto.
Durante o mutirão, as equipes também ofereceram orientações práticas aos moradores sobresegurança elétrica e cuidados na cozinha, dois dos principais fatores que contribuem para sinistros domésticos. As ações educativas foram fundamentais para alertar a população sobre o uso correto de instalações elétricas e a prevenção de acidentes com gás e equipamentos de cozinha.
Um dos grandes destaques desta edição foi aentrega do extintor portátil Fogo Zero, uma tecnologia inovadora utilizada pela primeira vez por uma Defesa Civil no Brasil. Leve, prático e eficiente, o extintor representa um grande avanço no combate a princípios de incêndio, reforçando o caráter preventivo da iniciativa.
Além das orientações e entregas, o projeto promoveu visitas técnicas detalhadas, atendimento individualizado às demandas locais e o fortalecimento do diálogo entre a Defesa Civil e a comunidade.
O Superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, destacou a importância da iniciativa. “O Projeto Defesa Civil nos Bairros vai além das vistorias: é um momento de escuta, orientação e cuidado com cada família. Prevenção é a palavra-chave. Estamos trabalhando para que a Defesa Civil esteja cada vez mais próxima das pessoas. A entrega do extintor Fogo Zero é apenas um exemplo do nosso compromisso com a inovação e com a proteção da população. Nosso objetivo é construir uma cultura de prevenção em cada bairro”.
A próxima edição já está em planejamento e seguirá expandindo o alcance da iniciativa, promovendo mais segurança e qualidade de vida para todos.
Texto: Lucas Torres/Defesa Civil