21°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

MST bloqueia novamente a Estrada de Ferro Carajás em Parauapebas

Mais de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais pressionam a Vale e o Governo cobrando Reforma Agrária e denunciando impactos ambientais

Redação
Por: Redação
22/05/2025 às 08h19 Atualizada em 22/05/2025 às 08h43
MST bloqueia novamente a Estrada de Ferro Carajás em Parauapebas
Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (22), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) voltou a bloquear a Estrada de Ferro Carajás (EFC), no KM 8, em Parauapebas, sudeste do Pará. A ação, que começou por volta das 5h da manhã, reúne mais de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais nas margens dos trilhos, nas proximidades da Vila Três Voltas, Palmares II.

O ato faz parte da “Jornada de Lutas por Reforma Agrária Popular para enfrentar a crise ambiental”. O MST acusa a mineradora Vale e o latifúndio pelos impactos ambientais e pela devastação na região.

Continua após a publicidade
Anúncio

Após cinco meses de trégua e negociações com o Governo Federal, INCRA e a própria Vale, o Movimento afirma que não obteve avanços nas pautas e que decidiu retomar as mobilizações em busca de respostas concretas.

O bloqueio da ferrovia já gera prejuízos à Vale, que depende da linha para transporte de minério. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre a paralisação.

O MST reforça que seguirá mobilizado, cobrando a efetivação da Reforma Agrária, preservação ambiental e justiça social na região de Carajás.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Luana Rodrigues
CULTURA Há 2 semanas

Festival Junino Jeca Tatu 2026 começa com casa cheia, concurso de misses e valorização da cultura popular em Parauapebas

Primeira noite do evento reuniu milhares de pessoas na Praça dos Esportes Radicais, destacou as representantes das quadrilhas juninas e reforçou o impacto da festa na economia e no fortalecimento das tradições culturais

Foto: Divulgação/Redes sociais
POLÍCIA Há 2 semanas

Justiça decreta prisão preventiva de empresário investigado por homicídio em Parauapebas

Decisão da 2ª Vara Criminal atende pedido da Polícia Civil e reforça investigações sobre a morte de Inácio Gabriel da Silva Oliveira, ocorrida no início de junho; defesa ainda não se pronunciou

Reprodução/ Redes Sociais
Utilidade Pública Há 4 semanas

Águas do Pará anuncia manutenção programada na captação de água bruta na próxima terça-feira (23); veja bairros impactados

Moradores das áreas atendidas pelo sistema devem reservar água para o período da intervenção, que ocorrerá das 6h às 14h.

MINERAÇÃO Há 4 semanas

Justiça mantém cobrança de R$ 730 milhões da ANM contra a Vale por royalties de Carajás

Sentença rejeita ação da mineradora e reconhece validade da cobrança referente à CFEM sobre exportações de minério de ferro da Serra dos Carajás

Foto: Divulgação
TRANSPARÊNCIA Há 4 semanas

Prefeitura de Parauapebas esclarece diligência de órgãos de controle e reafirma compromisso com a transparência

Administração municipal informa que forneceu todos os documentos solicitados durante ação realizada por representantes do Ministério Público e do Gabinete de Segurança Institucional