A edição de 2025 da Jornada Pedagógica teve início nesta terça-feira, 18, e segue até sexta-feira, 21, reunindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação para um momento de formação, troca de experiências e planejamento do ano letivo. O evento, que é um dos mais aguardados do calendário educacional, tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas e promover a integração entre os profissionais da rede de ensino.
A abertura oficial do evento aconteceu com uma cerimônia que contou com a presença de autoridades educacionais e especialistas renomados na área de educação. Cerca de 600 educadores estiveram presentes, e pela primeira vez, o evento foi realizado em formato híbrido, garantindo a participação de todo o funcionalismo da educação municipal.
Para Cristiane Coelho, gerente dos Ciclos Iniciais, a expectativa para o início do ano letivo são as melhores. “Iniciarmos 2025 cheios de esperança de mudança como o novo tempo, uma nova história que está sendo reconstruída, reconstruída a educação, a nossa cidade, é pensar políticas que favoreçam esses laços, esses vínculos, onde todos trabalharão em prol de um objetivo comum que é a excelência da educação do nosso município”, disse a educadora.
Com o tema “Cuidar para aprender: fortalecimento de vínculos e reconstrução de saberes”, a Jornada Pedagógica 2025 traz uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops e atividades colaborativas. Os participantes terão a oportunidade de debater temas como inovação em sala de aula, gestão escolar, inclusão, tecnologias educacionais e currículo adaptado às demandas do século XXI.
De acordo com a secretária de Educação, Maura Paulino, a Jornada Pedagógica é um momento de extrema importância para o fortalecimento da educação pública. ” O tema da nossa jornada foi um tema pensado nesse fortalecimento, foi um tema pensado na união, nos esforços e na reconstrução da nossa educação. Então estamos muito felizes. Hoje o lançamento é de forma híbrida, mas a casa está cheia e vocês podem saber que nós estamos preparando nos próximos dias várias palestras, vários engajamentos, porque nós precisamos fortalecer o profissional da educação para que essa educação também seja fortalecida lá na base para os nossos alunos”, afirmou.
Para o prefeito Aurélio Goiano, o momento é de alegria e fortalecimento de vínculos. “Aqui estão as pessoas que ajudam na formação do cidadão do futuro, das nossas crianças, dos nossos jovens, e a gente viu a educação sofrer muito, e ela será respeitada nesse nosso governo, transparência, responsabilidade por dinheiro público, merenda de qualidade, transporte escolar digno, com ar condicionado e wi-fi pra molecada. As pessoas vão ver que em pouco tempo nós vamos ter os melhores índices e os melhores alunos do estado do Pará”, garantiu o prefeito.
Ao longo dos quatro dias, os profissionais contarão com diversas atividades formativas, todas alinhadas às necessidades e realidades da rede de ensino. Confira abaixo a programação completa.
O ano letivo de 2025 começa na próxima segunda-feira, 24, em todas as escolas públicas da rede municipal.