22°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Com discurso de união, Câmara de Parauapebas inicia trabalhos legislativos de 2025

Na tarde desta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Parauapebas realizou a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2025, com a presença de autoridades e a população que lotou o Plenário João Prudêncio de Brito (Plenário Central).

Redação
Por: Redação
17/02/2025 às 23h17
 Com discurso de união, Câmara de Parauapebas inicia trabalhos legislativos de 2025

 

A mesa diretiva da solenidade foi composta pelo presidente Anderson Moratorio (PRD), o vice-presidente, Michel Carteiro (PV); a primeira-secretária, Érica Ribeiro (PSDB); a segunda-secretária, Graciele Brito (União); o terceiro-secretário, Zé da Lata; o prefeito Aurélio Goiano (Avante), e representando o Poder Judiciário, a juíza Eline Salgado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Antes de iniciar a solenidade, a Banda Legis, que é formada por servidores da Casa de Leis, fez uma apresentação embalada por hits da MPB, do Pop Rock Nacional, clássicos da música paraense e canções gospel.  Já a cerimônia iniciou com as bênçãos proferidas pelo Padre Cosme Ferreira e o Pastor Gerardo Teixeira.

 

 

União e trabalho  

Todos os 17 vereadores estiveram presentes na solenidade e discursaram em tom de harmonia, assim como o prefeito Aurélio Goiano e a juíza Eline Salgado.

 

O presidente da Casa de Leis ressaltou que a harmonia entre os poderes é fundamental para o fortalecimento da democracia e demonstra que todos compartilham do mesmo objetivo, que é servir ao interesse público com ética, transparência e compromisso com o bem comum. Ressaltou também que o sucesso de uma administração não depende apenas do chefe do Executivo, mas de um time unido, competente e disposto a servir com ética.

 

“O respeito, a pluralidade de ideias e a busca pelo consenso são essenciais para uma política saudável e propositiva. Que o debate democrático seja nossa ferramenta e que a união em prol do bem comum seja nossa força. Essa Casa Legislativa tem um papel fundamental no desenvolvimento do município e somente com o trabalho conjunto, respeito às diferenças e dedicação ao povo podemos honrar a confiança que nos foi dada. Que cada um de nós, seja no poder Legislativo, no Executivo, no Judiciário ou na sociedade civil possa dar sua contribuição para tornar nosso município mais próspero e mais justo”, enfatizou.

 

O prefeito Aurélio Goiano ressaltou que também quer trabalhar de forma integrada com a Câmara Municipal, para proporcionar uma cidade com qualidade de vida para a população. “Todas as portas de todas as secretarias estão abertas, vocês são meus convidados”, destacou. O prefeito ainda fez um anúncio em primeira mão durante seu pronunciamento: “Parauapebas será a primeira cidade do estado a ter transporte coletivo de graça para toda a população”, informou sem dar mais detalhes sobre a medida.

 

A juíza Eline Salgado destacou a necessidade dos poderes trabalharem juntos, mesmo que tenham diferenças. “Eu acho importante as instituições conversarem. Acho importante nós trocarmos ideias. Não importa de qual partido vocês são, o que é importante hoje é que todos vamos nos manter unidos, para que nós consigamos melhorias para esta cidade, seja fora ou aqui. Não precisa atacar, a conversa é a melhor forma de resolver”, aconselhou.

 

Os demais vereadores seguiram seus discursos no mesmo tom de harmonia, união e parceria. Sargento Nogueira (Avante) enfatizou que é preciso trabalhar de forma conjunta com o Poder Executivo. “Parauapebas precisa de união, independente das ideologias. Toda vez que precisar me posicionar para o bem de Parauapebas, irei me posicionar, mas Parauapebas é muito maior do que o Sargento Nogueira, do que qualquer secretário, do que o prefeito Aurélio Goiano e nós precisamos de união para reconstruir nossa cidade”, destacou.

 

Leandro do Chiquito (SD) relatou que já está trabalhando por melhorias para a população. “Nesses 45 dias, andamos muito, identificamos muitos problemas, muitas dificuldades e temos dialogado com nossos secretários, com nosso prefeito, sempre buscando melhorias e qualidade de vida para o nosso povo”, informou.

 

Maquivalda Barros (PDT) agradeceu a confiança de seus eleitores e se comprometeu a trabalhar por todos os habitantes do município. “Quero aqui reafirmar o meu compromisso de campanha, de ser uma vereadora atuante e defender os interesses da coletividade, em especial o direito à saúde, a educação e os direitos das mulheres, que com certeza beneficiará todas as famílias de Parauapebas”, ressaltou.

 

Tito do MST (PT) também falou da necessidade dos vereadores trabalharem junto com o Executivo, para enfrentar os problemas sociais. O parlamentar destacou a importância de todos estarem atentos às questões climáticas, principalmente no ano de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém (PA). “Quero dizer a vocês que este vereador está aberto ao diálogo, para a gente fazer aquilo que a sociedade de Parauapebas espera de nós. Precisamos pensar sempre na agricultura familiar, precisamos de comida barata, precisamos de casa, de moradia, de terra, de teto. E este vereador vai atrás dessas políticas importantes para o nosso município”, comprometeu-se.

 

No mesmo sentido, Sadisvan Pereira (PRD) reiterou seu compromisso com a população. “Este é um momento de reafirmar o nosso propósito e a nossa missão. Servir ao povo com dedicação, responsabilidade e transparência. Estou aqui para atuar e ser uma voz ativa em prol da população”.

 

Alex Ohana (PDT) enfatizou o trabalho conjunto dos vereadores por melhorias para a cidade. “Não é fácil, nós já andamos e vimos muitas situações que precisam ser resolvidas, mas nós não conseguimos fazer isso do dia pra noite. Esta Câmara vai apoiar tudo que entender que for para regulamentação e fiscalização, para melhoria do município, não só eu, mas percebo pelo compromisso de todos os vereadores”, relatou.

 

Elias da Construforte (PV) parabenizou os vereadores reeleitos e deu as boas-vindas para os novos parlamentares. Em seu pronunciamento, defendeu o foco no futuro. “O mais importante neste momento não é olhar para trás, justificar as falhas e sim aprender com elas. Garantir que os erros passados não sejam repetidos. Estamos diante de uma nova oportunidade, uma nova legislatura, um novo governo municipal. Os desafios são grandes, mas com dedicação e trabalho sério vamos avançar”.

 

Fred Sanção (PL) afirmou que Parauapebas foi totalmente abandonada pela gestão anterior, que deixou a cidade sem estrutura física, sem amparo social e sem projetos para geração de emprego e renda. “O governo que passou sucateou nosso município e nos entregou a própria sorte. O governo atual tem pela frente um desafio enorme e deve contar com a nossa atuação de forma responsável. Como vereador o meu papel é ser o mais próximo da população, dialogando com o Poder Executivo e possibilitando que as políticas públicas acudam às necessidades do nosso povo”.

 

Laécio da ACT (PDT) se dispôs a trabalhar e avisou aos secretários que estará sempre cobrando melhorias para a população. “Estou aqui para trabalhar e fiscalizar. Aos secretários, quero dizer que vão me abusar no gabinete de vocês, eu vou estar firme, presente, pedindo ajuda para o nosso povo. Dizer ao prefeito que estou aqui para ajudar, mas também para cobrar. Vou atrás dos secretários, mas se não resolver, vou atrás de Vossa Excelência, para que a gente possa fazer um bom trabalho”.

 

Zé do Bode (União) desejou a todos um bom mandato, avisou que fará uma oposição responsável ao governo de Aurélio Goiano e destacou que ainda é cedo para criticar um governo que tem apenas 50 dias. O parlamentar ainda admitiu que cometeu erros no mandato passado, mas se comprometeu a consertá-los.  “Nesse mandato eu quero aproveitar mais essa oportunidade que me foi dada para consertar todos os erros e eu tenho certeza que é só fazer o certo e defender nossa querida população de Parauapebas. Goiano faça um bom mandato e o que for bom para Parauapebas, não precisa falar com terceiros, ligue no meu telefone que você vai receber um sim e se for ruim, um não”.

 

O Líder de Governo, Léo Márcio (SD), concordou que é muito cedo para fazer qualquer avaliação do governo atual, mas afirmou que tem visto muito trabalho de Aurélio Goiano e sua equipe. O vereador apresentou um vídeo com um balanço das ações da gestão no mês de janeiro. Em seguida, ressaltou que está pronto para defender o trabalho do Executivo. “Quem me conhece sabe que eu não fujo do embate, não sou de roer a corda e estou com aqueles que eu acredito e confio”, concluiu.

 

Francisco Eloecio (PSDB) colocou-se à disposição para trabalhar por uma cidade melhor. “Essa equipe de vereadores está aqui unida com o propósito de juntos trabalhar em uma só voz por Parauapebas. Espero que essa Legislatura traga boas novas para o que a população espera de todos nós. Vamos seguir em frente, transformando juntos Parauapebas em uma cidade melhor”.

 

O vereador Zé da Lata (Avante), que é pai do prefeito Aurélio Goiano, desejou sorte ao filho e se comprometeu a lutar pelos que mais precisam de políticas públicas. “Meu filho, a sua luta é grande, mas a sua vitória será maior e quem vai ganhar com isso é a população. Eu irei trabalhar incansavelmente pelas famílias mais carentes e mais necessitadas desse município”.

 

Graciele Brito (União) mostrou-se confiante em um futuro promissor para Parauapebas. “Estamos vivendo um bom momento. Um momento de ascensão, de novos projetos. Tem muita coisa boa para acontecer e eu me coloco à disposição da população para cuidar do que for necessário, para fazer minha parte com amor e fé”. A vereadora encerrou seu pronunciamento exibindo um vídeo em homenagem ao pai, Chico Brito, que foi o primeiro administrador de Parauapebas.

 

Na sequência, Érica Ribeiro (PSDB) elencou os desafios que precisam ser superados na cidade. “Temos um desafio gigantesco pela frente, além de cuidar das pessoas, temos o desafio de transformar a realidade que vivemos hoje, propondo mudanças concretas, que mudem a vida das pessoas, e coloque Parauapebas no lugar de protagonismo que ela merece”.

 

Por sua vez, Michel Carteiro (PV) convidou Aurélio Goiano para ir atrás de empresas para se instalar no município, aproveitando o potencial produtor de cobre de Parauapebas. “Convido nosso prefeito, para a gente fazer essa busca por empresas, para que a gente gere empregos e que a economia da nossa cidade cresça cada dia mais. Vamos atrás de projetos grandes, porque somos grandes”.

 

Após os pronunciamentos, o presidente Anderson Moratorio encerrou a solenidade e convocou os vereadores para a sessão ordinária que será realizada nesta terça-feira, às 9 horas.

 

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.