A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) concluiu 2024 com importantes avanços em segurança, mobilidade urbana e atendimento à população, totalizando mais de 200 mil atendimentos ao longo do ano. Criada em 2013, a Semsi coordena ações de órgãos como o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), Defesa Civil (COMPDEC), Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e Centro de Controle de Operações (CCO).
Principais destaques de 2024:
• DMTT: Com a nomeação de novos agentes, o Departamento ampliou sua atuação com ações de fiscalização, campanhas educativas e readequação de vias. Foram implantados 29 mil m² de sinalizações horizontais e reforçadas as medidas de segurança no trânsito, promovendo fluidez e proteção para os cidadãos.
• Guarda Municipal: Realizou 19.325 patrulhamentos preventivos em todos os bairros e áreas estratégicas da cidade e atendeu 4.308 ordens de serviço. O Grupamento Patrulha Maria da Penha atendeu 1.550 mulheres presencialmente e realizou 12.926 assistências via aplicativo, enquanto o Grupamento Comunitário Escolar alcançou mais de 13 mil pessoas em palestras e realizou 510 patrulhamentos em escolas.
• COMPDEC: A Defesa Civil promoveu mais de 1.200 atendimentos, focando em prevenção, mitigação e resposta a desastres. Campanhas educativas e ações integradas reforçaram a segurança da população em situações emergenciais.
• SAC: O Serviço de Atendimento ao Cidadão contabilizou mais de 86 mil atendimentos, conectando a comunidade aos serviços públicos de forma eficiente e acessível.
• CCO: Com o monitoramento 24 horas por dia, o Centro de Controle de Operações realizou 18 milhões de consultas de placas de veículos através das câmeras de leitura especificamente para esta finalidade, que são analisadas por bancos de dados federais e estaduais. E atendeu mais de 15 mil chamadas de emergência por meio da Central 190/193. Para finalizar o ano, a instalação de 20 novas câmeras de alta tecnologia, modelo 360 com speed dome e 8 câmeras integradas, irá ampliar a capacidade de vigilância em toda a cidade.
O secretário Pablo Oliveira destacou que o ano foi marcado por resultados concretos e inovação. “Nosso objetivo é proporcionar uma cidade mais segura e organizada. Esses avanços refletem o esforço conjunto das equipes e o compromisso com o bem-estar da população.”
Com uma gestão integrada e foco no uso de tecnologias avançadas, a Semsi reafirma seu papel estratégico na promoção da segurança, mobilidade e qualidade de vida para a comunidade de Parauapebas.