A disputa ao cargo de prefeito do município de Redenção, é uma das mais observadas da região Araguaia. Analistas e Institutos de Pesquisas acompanham o passo a passo da movimentação.
Na manhã desta quinta-feira (26), o Instituto Amazzo Data, de Belém – PA, divulgou mais uma pesquisa sobre a corrida eleitoral na cidade mais importante da região Araguaia Paraense.
Como já era apontado nas primeiras pesquisas, a disputa ficou mesmo entre o candidato Dr. Rener (PRD) e Gabriel Salomão (MDB), porém com virada. No início do ano, Gabriel liderava, mas com o acirrar da disputa - Dr. Rener assumiu a preferência popular e hoje lidera com folga, comparado aos demais concorrentes. Vejam os números.
ESPONTÂNEA: Quando perguntado ao eleitor em quem votaria e não é mostrado nome ou foto de candidato: 40,9% afirmaram votar em Dr. Rener e 29,7% disseram que votaria em Gabriel Salomão. Fernanda Teodoro teria 6,5% dos votos e os indecisos ficaria em 22,9%.
ESTIMULADA: Ao perguntar ao eleitor em quem ele votaria se a eleição fosse hoje e mostrado a ele um disco com as fotos e nomes dos candidatos, 47,2% disseram que votaria em Dr. Rener; Gabriel Salomão ficaria em segundo lugar com 34,4% e Fernanda Teodoro seria a terceira e última colocada com 10,1%. Os indecisos seriam apenas 8,3%.
REJEIÇÃO: A opinião pública também avaliou os candidatos no quesito rejeição, Gabriel Salomão que já teve a melhor aceitação, hoje tem a maior rejeição, 23,5% disseram que não vota de jeito nenhum em Gabriel; Fernanda Teodoro é a segunda mais rejeitada pelo eleitor, com 8,1%. Dr. Rener seria o menos rejeitado com 7,9%. Os que responderam não rejeitar nenhum candidato somam 60,5%
A pesquisa foi contratada pela empresa D S Silva Comunicação e realizada no período de 21 a 23 de setembro último, em todo o município. 400 pessoas foram entrevistadas obedecendo todas os critérios da legislação. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. O registro na justiça eleitoral é PA – 04879/2024.
Mín. 24° Máx. 40°