30°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA SEGURANÇA PÚBLICA

Ministério Público pede reforço na segurança do presídio de Parauapebas após fuga de três detentos

Na madrugada do último domingo (8), três internos conseguiram escapar da cela através de um buraco cavado no banheiro e depois pularam o muro da carceragem usando uma amarração de cordas.

13/09/2024 às 10h52
Por: Redação Fonte: Sophia Faro, com informações da 7ª PJCP
Compartilhe:
Ministério Público pede reforço na segurança do presídio de Parauapebas após fuga de três detentos

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 7ª promotora de Justiça Criminal de Parauapebas, Magdalena Torres Teixeira Jaguar, promoveu, na terça-feira (10), uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) para debater providências de segurança, após a fuga de três internos faccionados do Comando Vermelho, do Bloco C da Unidade de Reinserção de Parauapebas e sobre a ausência de câmeras de monitoramento em alguns setores da unidade prisional e de concertinas nos muros do presídio para complicar a escalada e fuga de internos.

Durante a reunião foram abordados pelo MPPA e Defensoria Pública que a adoção de mais câmeras e de concertinas são medidas necessárias para dificultar a escalada e fuga de internos. A Direção da SEAP informou ter conhecimento dos ofícios já elaborados pelo Parquet, bem como os pedidos em reuniões anteriores realizadas com a participação da Defensoria Pública e Magistrados das Varas Criminais. Na ocasião foi adiantada a informação que a SEAP encontrava-se finalizando procedimento licitatório para a aquisição das câmeras a serem enviadas para as unidades prisionais no Estado do Pará e que o presídio de Parauapebas seria atendido em breve, tão somente houvesse o tombamento dos equipamentos.

Com relação às concertinas estas seriam enviadas e instaladas na unidade. Foi relatado, ainda, pelo Coronel Margalho que haverá também o aumento da capacidade de armazenamento das câmeras, com maior número de dias.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entenda o caso:

No último domingo, 8 de setembro, houve uma fuga de três internos da Unidade de Reinserção de Parauapebas. Os três internos foragidos se encontravam na mesma cela, do Bloco C. A fuga ocorreu durante a madrugada e de imediato a Polícia Penal através da direção do Presídio tomou as providências para recapturar os foragidos.

Ainda na manhã de domingo o Ministério Público compareceu à Unidade Prisional para saber mais detalhes da fuga e, no dia 10 de setembro, participou, através da promotora de Justiça, Magdalena Jaguar, juntamente com o Defensor Público, Luiz Gustavo Albuquerque de reunião on-line com o Secretário Adjunto de Gestão Operacional da SEAP, Ringo Sago, Diretor de NTI,Júnior Amaral, Diretor de Execução Criminal, Lucas Bellard, Diretor de Administração Penitenciária Cel. Odenir Margalho, Diretor de Trabalho e Produção, Belchior Machado, Chefe de Gabinete da SEAP, Renan Garcia e o Diretor de Logística Patrimônio e Infra Estrutura da SEAP, Nacib Jordy. 

No mesmo dia da fuga foi recapturado um interno, intervencionado pela PM outro interno e o outro detento se encontra foragido. A SEAP alegou que a fuga foi um episódio isolado, não relacionado a falhas do projeto da unidade prisional, já que se trata de um presídio padrão e relativamente novo, inaugurado no final de 2019. 

No caso da segurança por parte dos operadores da polícia penal haveria a presença de número superior de policiais penais por turno, considerando-se as normas da Resolução do Conselho de Política Penitenciária, que prevê um policial penal a cada cinco internos.

Desde a ocorrência da fuga foi instaurada Notícia de Fato pelo MPPA, com visita ao presídio por duas ocasiões, primeiramente no dia da fuga e, na terça-feira, para encontrar com o interno recapturado, averiguando as condições de saúde e se não houve punições coletivas para os demais internos. 

Por fim, no dia 11 de setembro, na sede do MPPA em Parauapebas, a 7ª Promtoria promoveu reunião,  que contou com a presença do Defensor Público, Luiz Gustavo Albuquerque, Diretor do Presídio Lucas Rabachi, membros da polícia penal, promotores de Justiça Leon Klirsman Farias e Kellymar Pedrosa, onde foram esclarecidas para a população todas as providências tomadas por parte do MPPA, Defensoria Pública, SEAP, Polícia Civil e principalmente, garantindo que os moradores de Parauapebas, não precisam temer novas fugas.

O MPPA, já se adiantou por meio da 7ª PJCP e pediu uma revisão estrutural, para a engenharia do órgão fiscalizar o presídio e realizar laudo de vistoria, observando pisos, paredes, muros, câmeras, entre outros itens, com o objetivo de coibir novas incursões de internos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 25° Máx. 40°

Sex 39°C 23°C
Sáb 40°C 22°C
Dom 40°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 35°C 24°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio