Provocado por um veículo particular que pegou fogo enquanto descia de Carajás pela estrada Raimundo Mascarenhas na última segunda-feira (5), um incêndio vem tomando proporções alarmantes.
Por causa do tempo seco, as altas temperaturas contribuem para que as chamas se alastrem com muita rapidez pela vegetação densa da floresta, colocando em risco a fauna e flora da região.
Para controlar as chamas, várias equipes brigadistas formadas por profissionais do ICMBio Carajás, Vale e Guarda Florestal estão combatendo o incêndio utilizando tratores, caminhões-pipa, caminhões de combate a incêndio, helicóptero e avião Air Tractor.
De acordo com a assessoria de comunicação do ICMBio Carajás, a estrada Raimundo Mascarenhas, via que liga Parauapebas ao Núcleo Urbano de Carajás, precisou ser fechada temporariamente de forma preventiva para garantir a segurança das equipes que trabalham na contenção das chamas. Alguns vôos do aeroporto de Carajás também foram prejudicados por causa da fumaça.
“Devido as altas temperaturas e a falta de chuvas, entre julho e outubro, torna-se maior a incidência e propagação de incêndios florestais na região. As equipes mobilizadas trabalham para controlar a situação”, disse um trecho da nota.
Mín. 24° Máx. 40°