26°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

REGIONAL EDUCAÇÃO

Em Canaã dos Carajás, justiça acata liminar do Ministério Público e determina atendimento especializado para dois alunos da rede estadual

De acordo com o MP, uma aluna diagnosticada com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outro aluno com cegueira bilateral, ambos com 17 anos, estão sem professor auxiliar numa escola pública do município.

19/06/2024 às 12h34
Por: Redação Fonte: Eduardo Miranda - Ascom/MPPA
Compartilhe:
Em Canaã dos Carajás, justiça acata liminar do Ministério Público e determina atendimento especializado para dois alunos da rede estadual

Nesta terça-feira, 18 de junho, a 1ª Vara Cível de Canaã dos Carajás acatou pedido liminar ajuizado em Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça Luciana Mazza, e determinou que seja fornecido atendimento educacional especializado (AEE) para dois alunos da rede estadual de ensino.

Consta nos autos do processo que uma aluna diagnosticada com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outro aluno com cegueira bilateral, ambos com 17 anos, estão sem professor auxiliar em escola pública de Canaã dos Carajás.

O MPPA teve conhecimento de que devido à ausência dos profissionais para o acompanhamento, o estudante que possui cegueira, ao carregar uma cadeira, sem supervisão, caiu no chão e necessitou ser socorrido por colegas.

Continua após a publicidade
Anúncio

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, Luciana Mazza, na tentativa de solucionar o problema extrajudicialmente, expediu os ofícios aos gestores públicos, solicitando esclarecimentos e providências sobre a situação. Todavia,  não houve resposta, o que motivou o ajuizamento da Ação Civil Pública.

Conforme alegou a promotora de Justiça, tal cenário demonstra “a ausência do Estado em relação aos estudantes que necessitam de professor auxiliar para correta aplicação das atividades estudantis. Logo, é de fundamental importância a presença deste profissional, pois a sua falta é prejudicial ao desenvolvimento dos alunos que necessitam de atenção especializada”, afirma.

Dessa forma, a Justiça acatou o pedido do MPPA e determinou que o Estado do Pará disponibilize monitores de apoio especializado para os alunos , no prazo de 10 dias. Em caso de descumprimento, foi fixada pena de multa diária de R$ 5 mil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio