26°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

NOTÍCIAS SEGURANÇA PÚBLICA

Parauapebas: Operação Vidas por um Fio 2024 alcança mais de 4 mil alunos

A campanha de conscientização, conduzida pela Guarda Municipal de Parauapebas, orienta sobre a proibição de cerol e linha chilena nas brincadeiras com pipas.

17/06/2024 às 11h48
Por: Redação Fonte: Sara Dias
Compartilhe:
 Parauapebas: Operação Vidas por um Fio 2024 alcança mais de 4 mil alunos

Em mais uma edição, a Operação Vidas por um Fio tem sido realizada em várias escolas no município desde o início deste mês de junho e já sensibilizou mais de quatro mil alunos quanto à forma correta de brincar com as famosas pipas ou papagaios, como são mais conhecidas em nossa região.

Com a chegada do verão e das férias escolares, a prática de soltar pipas se intensifica, especialmente entre os meses de junho e julho, quando os ventos são mais favoráveis. No entanto, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), alerta para os perigos do uso de cerol e linha chilena, considerados crimes por lei municipal, e para os riscos de empinar pipas perto de redes elétricas.

“A operação Vidas por um Fio consiste em trazer orientação, não só para os alunos, mas para toda a população a respeito da Lei 4.905, que proíbe o uso do cerol e da linha chilena ou qualquer outro material cortante nas linhas de pipa. E proíbe também a prática dessa brincadeira a menos de 100 metros da rede elétrica”, explica a inspetora Danile, da Guarda Municipal de Parauapebas, órgão ligado à Semsi.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao encontrar pessoas empinando pipas com cerol e linha chilena, a Guarda Municipal atua com três abordagens: na primeira ocorrência, é feita advertência e apreensão do material; na segunda, ocorre a multa no valor de R$ 1.771,00 e apreensão do material, e na terceira ocorrência, é multa em dobro e apreensão do material.

A operação seguirá com fiscalização em estabelecimentos e apreensão dos materiais cortantes, nos casos de ocorrências.

Sobre a operação

A Operação Vidas por um Fio foi lançada pela prefeitura em junho de 2020, após um grave acidente por linha de pipa com cerol, que causou um corte profundo no pescoço de Thalison Melo dos Santos e quase o levou à morte. O acidente ocorreu quando o jovem de 18 anos transitava pela rodovia Dr. Faisal Salmen, antiga PA-275.

Com isso, a Prefeitura de Parauapebas lançou a campanha de conscientização com o tema “Cerol na Linha. Corte essa Ideia!”, que inclui, ainda, o combate à linha chilena na brincadeira.

A população pode denunciar o uso desses materiais cortantes ou sua comercialização pelo número do Centro de Controle e Operações (CCO): 94 99278-0431 ou 190. O anonimato é garantido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio