26°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS IPOMOEA CAVALCANTEI

Evento simbólico oficializa a Flor de Carajás como espécie-símbolo de Parauapebas

A Flor de Carajás é uma planta endêmica encontrada exclusivamente nos platôs de campos rupestres ferruginosos da Serra Norte da Floresta Nacional de Carajás, ocupando uma área total de apenas 20 km².

12/06/2024 às 15h02 Atualizada em 12/06/2024 às 15h17
Por: Redação Fonte: Andréa Reis
Compartilhe:
Evento simbólico oficializa a Flor de Carajás como espécie-símbolo de Parauapebas

Um evento simbólico oficializou a Flor de Carajás como espécie-símbolo de Parauapebas, nessa terça-feira, 11 de junho, mês em que se consolidam ações de proteção e preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Parauapebas, o Poder Legislativo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se articularam para garantir a proteção da Ipomoea cavalcantei, a Flor de Carajás, que encanta moradores e quem visita a Floresta Nacional de Carajás, no seu período de floração.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O chefe do NGI ICMBio Carajás, André Macedo, celebrou. “Simbolicamente o povo de Parauapebas está abraçando essa espécie, que tem um valor muito importante, e isso vem consolidar também essa parceria entre o Legislativo municipal, a prefeitura municipal e o governo federal – toda a sociedade engajada, junta, promovendo uma agenda de conservação”, enfatiza.

E uma das formas de gerar valor à espécie é divulgá-la por meio da educação ambiental, pesquisas e promoção do ecoturismo, vocação e atividade econômica importante para um município que tem 70% do seu território formado por áreas de preservação.

A professora Vanessa dos Santos Moura Moreno, diretora do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Parauapebas destaca: “O reconhecimento da Flor de Carajás como símbolo do município é muito importante e um potencial enorme para a educação ambiental e principalmente pro ecoturismo. O conhecimento da fauna e flora da região favorece a nossa região e a economia e o desenvolvimento sustentável da região como um todo. Tudo isso vai trazer vários estudos, vários caminhos de desenvolvimento pra nossa cidade”.

Programas e projetos realizados de forma estratégica para o crescimento da região apresentam resultados importantes, como o número expressivo de visitantes no mês passado. O fortalecimento das cooperativas de turismo, a formação de guias especializados, investimentos no setor e divulgação das belezas de nossas florestas atraíram mais de 7 mil visitantes em maio deste ano, gerando emprego e renda no mercado local.

“É um momento histórico. Desde o meu primeiro mandato, a gente vem discutindo a abertura para uso público desse patrimônio natural, que é nosso, do povo brasileiro. De nossa parte, nós vamos construir um monumento importante na entrada da Floresta Nacional de Carajás. Nós queremos longevidade para esse lugar, é preciso que a sociedade civil como um todo, abrace isso para nós virarmos, em definitivo, a chave da questão do turismo”, ressalta Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

Sobre a Flor de Carajás (Ipomoea cavalcantei):

A Flor de Carajás é uma planta endêmica encontrada exclusivamente nos platôs de campos rupestres ferruginosos da Serra Norte da Floresta Nacional de Carajás, ocupando uma área total de apenas 20 km².

Suas características botânicas únicas, com flores em formato de sino, um tom de vermelho vibrante e folhas de textura espessa lembrando uma elipse, a tornam uma espécie singular e emblemática da região. O elevado grau de endemismo das espécies da flora nas cangas de Carajás, como a Ipomoea cavalcantei, destaca sua importância para o equilíbrio dos sensíveis campos ferruginosos.

Este ecossistema, por sua vez, desempenha um papel crucial na manutenção das florestas, cavernas e no equilíbrio dos corpos hídricos da região, evidenciando a relevância da conservação da biodiversidade local.

A Flor de Carajás não é apenas mais uma espécie em risco, é uma peça vital no quebra-cabeça da biodiversidade local. Ela representa uma parte preciosa do patrimônio natural do nosso planeta, servindo como uma bandeira para outras espécies raras e ameaçadas de extinção que nos leva a um só objetivo: a conservação da biodiversidade.

Para conhecer a Flor de Carajás e outras riquezas da região, procure a Cooperture de Ecoturismo de Carajás nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio