32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Científica promove minicurso sobre perícia em locais de feminicídio

Curso envolveu peritos criminais, delegadas, investigadores e escrivães da Delegacia da Mulher (Deam), entre outros agentes da segurança pública

22/05/2024 às 12h04 Atualizada em 22/05/2024 às 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Amanda Monteiro/PCEPA
Crédito: Amanda Monteiro/PCEPA

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento e Pesquisa (COAPES), da Polícia Científica do Pará (PCEPA), promoveu, na segunda-feira (20), na sede em Belém, o minicurso “perícia criminal em locais de feminicídio e outros crimes contra as mulheres". O minicurso foi realizado em dois dias, e ministrado pela perita criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), Beatriz Figueiredo, referência nacional no tema.

O curso foi dividido em três momentos, onde foram abordados temas como a história das mulheres dentro de vários contextos, perpassando pela violência de gênero, até chegar a casos concretos de perícias em locais de feminicídio.

“Não é possível falar sobre gênero, de maneira justa, sem descobrir o porquê das violências acontecerem, é preciso falar de direitos humanos antes de falar da parte operacional”, afirmou Beatriz Figueiredo, que é mestre em odontologia legal pela Unicamp e especialista em violência contra mulheres e meninas, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Continua após a publicidade
Anúncio

A especialista apresentou casos que periciou. “O objetivo é a mudança do olhar dos profissionais de segurança pública sobre feminicídio, o que pode modificar a maneira como esses profissionais irão atuar nos locais de crime, procurando vestígios específicos sobre esse tipo de violência”, explicou a perita.

Beatriz é autora do livro “Feminicídio, perícia criminal e valor jurídico da prova material”, adquirido pelos peritos e convidados do evento, além de ter sido adquirido também para o acervo da biblioteca da instituição.

“Este curso foi um desejo tanto do Instituto de Criminalística quanto do Instituto de Medicina e Odontologia Legal, pois é um assunto multidisciplinar, onde todos se beneficiam desse conhecimento, e nosso objetivo é o de sempre chamar especialistas no assunto para que nossos peritos estejam sempre qualificados” afirmou o Diretor-Geral da PCEPA, Celso Mascarenhas.

Para a perita criminal Yara Jennings, lotada no Núcleo de Crimes Contra a Vida (NCCV) da PCEP, “é importante termos uma referência nacional, pois a capacitação ajuda a instituição a melhorar a resposta frente a esse tipo de crime contra as mulheres". Capacitar é mudar o olhar dos profissionais, pois nesse tipo de crime precisamos de respostas de profissionais de vários setores da perícia, e, com a capacitação, conseguimos integrar e dar um melhor retorno para as instituições que requisitam nossos serviços”.

Também participaram do curso, delegadas, investigadores e escrivães da Delegacia da Mulher (Deam). “Essa capacitação é importante para nós, policiais civis, termos acesso aos conhecimentos forenses, aprendermos a identificar ainda mais sinais de feminicídio, para que esses casos sejam tipificados como devem ser. Além disso, é importante ter esse contato com os peritos para que ocorra um estreitamento de relação e todos nós trabalhemos de forma integrada para a resolução dos casos”, afirmou a delegada Carina Amaral, atuante na DEAM.

Texto de Amanda Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BELÉM - PA
BELÉM - PA
Sobre o município A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, abrangendo mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes e históricas fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o: Theatro da Paz, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio