32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA OPERAÇÃO PASSE LIVRE

Polícia Federal descobre mais uma fraude no Enem, em Marabá

Jovem, que já era investigado pela Polícia Federal em esquema que garantiu aprovações em Medicina na UEPA para dois estudantes, teria feito a prova pelo irmão.

21/05/2024 às 12h45
Por: Redação Fonte: Dol online
Compartilhe:
Polícia Federal descobre mais uma fraude no Enem, em Marabá

Um caso complexo onde a inteligência foi a arma usada para cometer fraudes intriga as autoridades e os estudantes que dedicam muito tempo à preparação para conquistar a tão sonhada aprovação em uma universidade pública.

Assim pode ser resumido o caso do jovem que fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no lugar de duas outras pessoas, que conquistaram vagas no curso de Medicina no Campus de Marabá da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no sudeste do estado.

Com o decorrer das investigações, a Polícia Federal descobriu que uma terceira pessoa pode ter sido beneficiada com o esquema de fraude no Enem, conquistando uma vaga para um dos cursos de engenharia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a PF, Eliésio Ataíde, de 25 anos, teria feito a prova do Enem 2022 no lugar do seu irmão. Ele já é um dos investigados de ter sido beneficiado com o esquema fraudulento no mesmo ano, onde outro familiar, André Rodrigues Ataíde, de 23 anos, estudante de Medicina da UEPA, fez a prova em seu lugar, conquistando uma vaga para Eliésio no mesmo curso, mas de forma irregular.

A suspeita surgiu a partir da análise de documentos e aparelhos eletrônicos apreendidos na primeira fase da Operação Passe Livre, deflagrada em fevereiro deste ano, a qual cumpriu mandados de busca e apreensão contra André, Eliésio e Moisés Assunção, de 25 anos.

Na terceira fase da Operação Passe Livre, deflagrada na manhã desta terça-feira (21), os agentes federais foram novamente ao endereço de Eliésio Ataíde, que, ao avistar a chegada dos policiais, jogou o celular pela janela do banheiro. Segundo a PF, o aparelho será analisado para esclarecer o caso e verificar se há outras fraudes semelhantes. As investigações seguem em andamento.

A Polícia Federal informou que, após a ação realizada nesta terça, se confirmadas as suspeitas sobre Eliésio e seu irmão, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena, entre outros crimes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio