27°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral ESPECIAL MÃES

Governo do Pará investe no cuidado da mulher com construções de maternidades

Marabá, Breves, Altamira, Santarém e Redenção são cidades beneficiadas com construções e reconstruções de Hospitais

12/05/2024 às 08h38
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará
Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará

O compromisso do Governo do Estado com o cuidado materno infantil é demonstrado por meio de investimentos nas maternidades estaduais já existentes e na construção ou reconstrução de novas unidades por todo o Pará, a exemplo dos hospitais dos municípios de Marabá, Breves, Altamira, Santarém e Redenção. Priorizar a saúde e assistência a mães e bebês faz parte da iniciativa do poder executivo estadual.

Altamira"Dedicamos recursos significativos para fortalecer tanto as maternidades já existentes quanto as que estão em construção. Sabemos que investir nessa área promove bem-estar e desenvolvimento saudável para nossas famílias paraenses. É um investimento no presente e no futuro de nosso Estado", afirma a secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ivete Vaz.

REDENÇÃO– O Estado investiu cerca de R$ 500 mil nas obras do Hospital Materno-Infantil “Pedro Paulo Barcauí”, em convênio com a Prefeitura de Redenção, que está na etapa final das obras. Entre os serviços realizados, estão: a reconstrução da sala de vacinas e da recepção; construção da sala de acolhimento, brinquedoteca, lavanderia e da sala de isolamento, antes inexistentes; reconstrução e ampliação de banheiros e telhado. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em pediatria e obstetrícia e conta com equipe de multiprofissionais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Bárbara Fernanda, 24 anos, procurou a unidade em trabalho de parto. “Cheguei às 8h e às 10h já estava com meu filho no colo. Aqui é muito bom, tanto na parte física, como também na parte profissional, é tudo ótimo, maravilhoso. Super rápido, tem climatização total. Estou sendo muito bem atendida”, ressalta.

MAIS OBRAS- A reconstrução da Maternidade Municipal Dr. João Carlos Ferreira Reis, em Santana do Araguaia, registra 36% dos serviços executados e a construção da Maternidade Municipal de Itaituba apresenta mais de 25% da obra concluída. Em Marabá, a construção já registra mais de 15% de serviços finalizados. A unidade vai dispor de 135 leitos, sendo 49 leitos obstétricos, 41 leitos pediátricos, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UCI Neonatal e 05 leitos de Método Canguru.

Obras do hospital em MarabáEm Altamira, as obras também avançam. O Hospital Materno-Infantil do município, no sudoeste paraense, contará com 76 leitos, sendo 60 para internação e 16 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 10 para adultos e seis para recém-nascidos. Cerca de 15% dos serviços foram concluídos.

Em 2022, o Governo assinou convênio com a Prefeitura de Breves para construção do Hospital Materno Infantil do município, no arquipélago do Marajó. Cerca de R$ 19 milhões serão investidos. Obedecendo ao critério estabelecido no Programa de Necessidade, o projeto prevê a implantação de 30 leitos de internação geral em enfermarias, 10 leitos de cuidado intensivo neonatal, entre eles UCI canguru e mais o isolamento. A obra registra avanço físico de 65%.

O Hospital Materno-Infantil de Santarém (HMI), fruto de convênio do Governo com a Prefeitura, também apresenta 65% da obra executada e terá capacidade para realizar mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e outros 19 municípios da região, nas áreas de obstetrícia – parto e puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e UTI, diminuindo o agravamento dos casos e a mortalidade materno-infantil na região.

REFERÊNCIA- A Maternidade do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, entregue em 2019, é referência em todo o Estado para o atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). É considerada a segunda maior maternidade pública do Estado.

A maior maternidade do Estado, Unidade Materno-Infantil Almir Gabriel, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, abriga mais de 360 leitos, setores assistenciais de urgência e emergência obstétrica, maternidade, unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica; e unidades de cuidados intermediários, também voltadas a recém-nascidos prematuros ou de baixo peso nascidos e transferidos para a Santa Casa. Entre os últimos investimentos, destacam-se: a entrega da nova UTI Pediátrica São Damião, da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e do novo Ambulatório de Pediatria.

Já em Barcarena, o Hospital Materno Infantil é referência em partos humanizados. Massagens, banho de aspersão, bola de pilates, uso do cavalinho, musicoterapia, exercícios respiratórios e de relaxamento são algumas das técnicas usadas sem uso de anestesia farmacológica, oferecidas para mulheres que optam pela experiência do parto natural.

Mãe da Ádila Brenda, a estudante Alana Santos, atendida na unidade, celebra o atendimento recebido em Barcarena ao ser encaminhada do Moju. “Apresentei pressão alta e quando chegamos, já fui logo internada, fiz uma bateria de exames, ultrassonografia, fui atendida por vários especialistas e equipe de enfermagem. Indicaram a cesárea depois que fiz a cardiotocografia e depois tive minha bebê. Tive a segurança de estar tudo bem e bem amparada e poder ficar tranquila quanto a assistência prestada tanto a mim, quanto ao meu bebê”, conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio