32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE PODE CAUSAR CEGUEIRA

Vigilância Sanitária alerta sobre riscos do uso de colas instantâneas em procedimentos de estética

Produto não autorizado pela Anvisa para colar cílios e unhas postiças pode causar reações alérgicas sérias e até cegueira

07/05/2024 às 14h18 Atualizada em 07/05/2024 às 14h23
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Vigilância Sanitária alerta sobre riscos do uso de colas instantâneas em procedimentos de estética

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS), emitiu alerta de segurança sobre os perigos associados à utilização indevida de produtos à base de cola instantânea não regularizados como cosméticos, para fins de procedimentos estéticos.

O alerta foi necessário após a Secretaria receber relatos de pessoas que apresentaram reações alérgicas, irritação e ardência nos olhos, que ficaram lacrimejando devido ao uso desses produtos em aplicação de cílios e unhas postiças. “O uso desses produtos pode causar danos graves à saúde, incluindo cegueira, uma vez que não são testados para contato com pele, unhas ou olhos”, informa o alerta da Sespa.

Pelos relatos recebidos, os produtos mais mencionados são aqueles mais apropriados à aplicação em objetos, como a cola instantânea Super Bonder, adesivo instantâneo 793-TekBond e Adesivo Instantâneo em Gel Three Bonde Super Gel.

Continua após a publicidade
Anúncio

A orientação da Sespa serve tanto para consumidores, como para profissionais do segmento de estética. “Que permaneçam aplicando apenas produtos cosméticos regulamentados pela 
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, orienta a Secretaria. 

Em caso de complicações indesejadas decorrentes do uso dessas colas instantâneas extrafortes, os consumidores devem procurar assistência de um profissional de saúde. Os problemas devem ser comunicados à Vigilância Sanitária local, do município ou do Estado, para a devida investigação.

Cuidados imediatos - Em qualquer evento adverso decorrente do uso do produto cosmético ou de uso indevido de produto não regularizado para uso humano, é preciso procurar assistência médica e notificar à Anvisa, por meio de endereço na web, acesse aqui.

O acesso ao sistema e-Notivisa é feito pelo Login Único do Governo Federal (conta no gov.br). Qualquer pessoa com CPF pode fazer a reclamação, seja em seu nome ou em nome de terceiros no e-Notivisa. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio