22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

Geral PRESERVAÇÃO AM...

Ideflor-Bio forma agentes ambientais voluntários em Muaná no Marajó

Ação proporcionou conhecimentos para a identificação de problemas ambientais locais e encaminhamentos para os órgãos competentes

03/04/2024 às 08h28
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: GRM/IDEFLOR-Bio/Divulgação
Crédito: GRM/IDEFLOR-Bio/Divulgação

Uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) vem ganhando destaque no Arquipélago do Marajó: a capacitação de agentes ambientais voluntários. Essa ação pioneira começou no município de Muaná e foi direcionada a servidores públicos municipais e agentes comunitários, com o intuito de fortalecer a conscientização e a preservação ambiental na região.

Ao longo de três dias de aprendizado e troca de experiências, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a identificação de problemáticas ambientais locais e a importância de relatar as questões aos órgãos competentes. Além disso, os participantes foram incentivados a elaborar planos de ação e projetos de voluntariado que impactem positivamente na comunidade e no meio ambiente.

O gerente da Região Administrativa do Marajó, Hugo Dias, ressaltou a importância dessa atividade e falou dos próximos municípios que serão contemplados com a capacitação. Ele enfatizou que a intenção é expandir a iniciativa para todos os 17 municípios que compõem o Arquipélago do Marajó, promovendo uma gestão participativa e efetiva das Unidades de Conservação (UCs) do Ideflor-Bio.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Sem dúvida, essa ação representa um marco na promoção da educação ambiental e no engajamento da comunidade local na proteção da biodiversidade e dos recursos naturais. A formação de agentes ambientais voluntários é um passo significativo para a construção de uma consciência ambiental coletiva e para a promoção de práticas sustentáveis no Arquipélago do Marajó. Daqui de Muaná, seguiremos para Ponta de Pedras, Breves, Afuá, Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari”, detalhou o gerente Hugo Dias.

Aprendizados -Os participantes da capacitação destacaram a importância de adquirir novos conhecimentos e habilidades para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades. A troca de experiências e a interação com especialistas da área ambiental foram fundamentais para ampliar a visão sobre os desafios e oportunidades existentes na região.

O técnico em Gestão de Pesca e Aquicultura do Ideflor-Bio, Átila Brandão, foi quem ministrou a capacitação e, para ele, a expectativa é que a formação desses agentes ambientais voluntários em diversos municípios do Arquipélago do Marajó contribua significativamente para a conservação da natureza, o manejo sustentável dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento local de forma equilibrada e responsável. Ele acredita que o engajamento da população é essencial para garantir a preservação das riquezas naturais dessa região única e exuberante.

“O Ideflor-Bio tem desempenhado um papel fundamental na promoção da educação ambiental e na formação de agentes multiplicadores em todo o Pará, e a capacitação em Muaná é mais um exemplo do compromisso que nós, enquanto instituição, temos com a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade. A expansão desse projeto para os demais municípios do Arquipélago do Marajó certamente fortalecerá as ações de preservação ambiental e o envolvimento da comunidade nesse processo”, enfatizou o especialista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio