22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

ESPORTE DO PARÁ AO MUNDO

Manbol, da Amazônia, do Brasil, criará centro global de treinamento em Dubai

O esporte inédito, criado na Amazônia com mangas, foi adotado em várias escolas árabes como parte do currículo de formação em educação física.

01/04/2022 às 11h23
Por: Redação Fonte: UAENews247
Compartilhe:
| Reprodução
| Reprodução

O pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai apresentou o Manbol, apelidado de esporte da Amazônia, no pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai. Um centro mundial de treinamento será criado para Manbol em Dubai com uma arena esportiva que treinará professores e os certificará de todo o mundo.

Inventado por Rui Hildebrando em 2014, o Manbol é o verdadeiro esporte da Amazônia e praticado em todo o Brasil e outros países da América Latina. O esporte fácil de jogar combina raciocínio lógico e agilidade com a inovação criativa no mundo dos esportes com regras diferenciadas de outras modalidades.

“É com muito orgulho que apresentamos o Manbol no pavilhão brasileiro na Expo 2020 e conscientizamos o público internacional e os amantes do esporte. Realizamos workshops para estudantes e turistas de vários países. Escolhemos Dubai para desenvolver um centro global de treinamento para Manbol considerando as capacidades desta cidade cosmopolita de alcançar pessoas de mais de 100 nações”, disse Rui Hildebrando, que também é presidente da FIMANBOL, Federação Internacional de Manbol.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Também testemunhamos a adoção do Manbol como parte do currículo de treinamento de educação física de várias escolas árabes considerando a novidade do esporte criado na Amazônia com manga. Isso denota o potencial do esporte para se tornar mais do que uma atividade recreativa e se tornar um esporte de alto rendimento. Queremos que o esporte seja praticado em nível global por meio da educação escolar para que todos possam se beneficiar disso”, acrescentou.

“A instalação da sede mundial da FIMANBOL marcará o início de um novo projeto que visa desenvolver o esporte do esporte Manbol e usá-lo para promover o desenvolvimento humano. O objetivo primordial é fortalecer a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que utiliza o esporte como ferramenta diplomática e constrói relações sociais entre diferentes culturas”, disse Hildebrando.

Ele voltou à história e origem do Manbol: “O esporte é notavelmente peculiar por ser um jogo que usa mangas para jogar. Seu início foi uma brincadeira com mangas em Belém do Pará. Popularmente conhecida como Belém na cidade de Mangueiras, é mais comumente chamada de Manbol no estado do Pará. O nome do esporte foi formado pela combinação das palavras mangá e bola, formando assim o Manbol.”

“É o único esporte do mundo que se joga com duas bolas ovais simultaneamente. As bolas têm uma circunferência de 20cm e pesam 70g. É feito de um material 100% PU super macio em muitas cores diferentes, tornando as bolas únicas e atraentes. O esporte auxilia no desenvolvimento das habilidades cognitivas, lateralidade, motricidade, reflexo, prática coletiva, emagrecimento e raciocínio lógico. O Manbol também promete ser uma importante ferramenta de bem-estar social”, elaborou.

O Manbol já tem uma associação nacional no Brasil e em outros seis estados. É uma federação internacional com sede fundadora em Belém do Pará, que projeta o crescimento do esporte em todo o mundo. Possui mais de 20.000 torcedores reconhecidos pela AMB-Associação Nacional do Esporte no Brasil e é reconhecido pelo desenvolvimento em seis países da América Latina, incluindo Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia.

O esporte está planejando ganhar reconhecimento global até 2030 e pode potencialmente se tornar um esporte olímpico. Qualquer pessoa ou organização interessada pode desenvolver este desporto e praticá-lo juntando-se a fimanbol.com. A FIMANBOL também fará apresentações em escolas e universidades.

Sobre o pavilhão do Brasil na Expo 2020

O pavilhão brasileiro fará parte deste último eixo temático, reafirmando a importância da biodiversidade, cultura de preservação ambiental, competitividade baseada na sustentabilidade e o retrato do multiculturalismo brasileiro.

A Expo Dubai 2020 representa um momento singular de promoção da diversidade brasileira e uma oportunidade de contar ao mundo suas características únicas. O evento está vinculado aos esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, tecnologias inovadoras, bem como na construção de uma imagem de país economicamente atraente e destino natural de investimentos estrangeiros. Contribuirá também para reforçar a multiplicidade regional, gastronômica e étnica e a diversidade imigratória do Brasil.

A Apex-Brasil é responsável pela construção do pavilhão e pela organização da participação brasileira na Expo Dubai. Em 2015, a agência organizou a participação brasileira na Expo Milano e, em 2010, na Expo Shanghai.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio