32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS BARCO Á DERIVA

Secretaria de Cultura de Parauapebas continua sem rumo

O novo titular deve enfrentar grandes desafios para reorganizar a casa e ter conhecimento de como funciona o meio artístico para lidar com a classe.

03/02/2024 às 12h50 Atualizada em 03/02/2024 às 17h12
Por: Redação
Compartilhe:
Secretaria de Cultura de Parauapebas continua sem rumo

A secretaria de Cultura de Parauapebas passou por um verdadeiro “limpa”, no dia 29 de janeiro de 2024,  com as exonerações do secretário Renan Barcelos e da adjunta Nayra Beatriz de Souza, além de outras assessores ocupavão à coordenação e assessoria da Escola de Música Waldemar Henrique e do Museu municipal, todos indicados do vereador Joel do Sindicato.

De acordo com o Conselho Municipal de Cultura de Parauapebas, o problema na SECULT é antigo e faz tempo que a pasta não vem dando a atenção que a classe artística merece.

Hoje a secretaria está em estado de abandono total, apesar de terem gastos mais de R$ 20 milhões em 2023, a Secult está desestruturada e sucateada. A gestão anterior foi focada em desconstruir tudo que foi construído ao longo das duas ultimas decadas, a exemplo dos próprios equipamentos culturais, como  Centro Cultural, o Museu, a Escola de Música e  próprio CDC.

Continua após a publicidade
Anúncio

A gestão de Renan Barcelos vem, desde sua nomeação em 2023, travando eventos importantes do calendário do município, como o Carnaval, que precisou ser adiado e será realizado fora do feriado entre os dias 29 de fevereiro a 3 de março, quando o calendário nacional será de 10 a 13 de fevereiro, resultado de de uma gestão que não entende de cultura e não tem habilidade  para dialogar com a comunidade cultural. 

Diante da situação, o Conselho de Cultura tem cobrado à administração municipal a nomeação da nova equipe o quanto antes, para não comprometer outros eventos, como o Festival Junino Jeca Tatu, em junho.
O novo titular deve enfrentar grandes desafios para reorganizar a casa, desde a falta de orçamento resultante de uma má gestão 2023, a falta de funcionários, visto que, não poderá haver contratação em massa de contratos temporários.

O nome mais aceito no Movimento Cultural  é o de Sandra Santos, atual presidente do Conselho Municipal de cultura e conhecida no município pelo trabalho à frente da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás Mulheres de Barro. 

Sandra já faz parte dos movimentos culturais há muitos anos e desfruta da confiança da ampla maioria das pessoas ligadas à classe artística e seus diversos segmentos. 

Vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos e a saga do movimento cultural que há muito tempo espera por mudanças!

Sandra já faz parte dos movimentos culturais há muitos anos e desfruta da confiança da ampla maioria das pessoas ligadas à classe artística.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos e a saga do movimento cultural que há muito tempo espera por mudanças!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio