A secretaria de Cultura de Parauapebas passou por um verdadeiro “limpa”, no dia 29 de janeiro de 2024, com as exonerações do secretário Renan Barcelos e da adjunta Nayra Beatriz de Souza, além de outras assessores ocupavão à coordenação e assessoria da Escola de Música Waldemar Henrique e do Museu municipal, todos indicados do vereador Joel do Sindicato.
De acordo com o Conselho Municipal de Cultura de Parauapebas, o problema na SECULT é antigo e faz tempo que a pasta não vem dando a atenção que a classe artística merece.
Hoje a secretaria está em estado de abandono total, apesar de terem gastos mais de R$ 20 milhões em 2023, a Secult está desestruturada e sucateada. A gestão anterior foi focada em desconstruir tudo que foi construído ao longo das duas ultimas decadas, a exemplo dos próprios equipamentos culturais, como Centro Cultural, o Museu, a Escola de Música e próprio CDC.
A gestão de Renan Barcelos vem, desde sua nomeação em 2023, travando eventos importantes do calendário do município, como o Carnaval, que precisou ser adiado e será realizado fora do feriado entre os dias 29 de fevereiro a 3 de março, quando o calendário nacional será de 10 a 13 de fevereiro, resultado de de uma gestão que não entende de cultura e não tem habilidade para dialogar com a comunidade cultural.
Diante da situação, o Conselho de Cultura tem cobrado à administração municipal a nomeação da nova equipe o quanto antes, para não comprometer outros eventos, como o Festival Junino Jeca Tatu, em junho.
O novo titular deve enfrentar grandes desafios para reorganizar a casa, desde a falta de orçamento resultante de uma má gestão 2023, a falta de funcionários, visto que, não poderá haver contratação em massa de contratos temporários.
O nome mais aceito no Movimento Cultural é o de Sandra Santos, atual presidente do Conselho Municipal de cultura e conhecida no município pelo trabalho à frente da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás Mulheres de Barro.
Sandra já faz parte dos movimentos culturais há muitos anos e desfruta da confiança da ampla maioria das pessoas ligadas à classe artística e seus diversos segmentos.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos e a saga do movimento cultural que há muito tempo espera por mudanças!
Sandra já faz parte dos movimentos culturais há muitos anos e desfruta da confiança da ampla maioria das pessoas ligadas à classe artística.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos e a saga do movimento cultural que há muito tempo espera por mudanças!
Mín. 25° Máx. 38°