32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA SEGURANÇA PÚBLICA

Em 2023, Polícia Civil recupera mais de 4 mil celulares no Pará

A Polícia Civil ressalta a relevância do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.), que é o ponto de partida para que os agentes de segurança iniciem as investigações para localizar os bens subtraídos das vítimas

11/01/2024 às 15h56
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Em 2023, Polícia Civil recupera mais de 4 mil celulares no Pará

A Polícia Civil do Pará ultrapassou a marca de 4.115 celulares recuperados, que haviam sido furtados ou roubados na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado. O balanço é referente às ações realizadas entre os meses de janeiro a dezembro de 2023. O valor dos aparelhos é superior a R$ 6,5 milhões.

Somente na RMB, 2.043 dispositivos que haviam sido subtraídos foram recuperados. Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, as recuperações e devoluções de aparelhos celulares representam uma das frentes investigativas da Polícia Civil, que durante várias operações conseguiu apreender os aparelhos e identificar os proprietários.

“Os dispositivos móveis são resgatados em várias operações conduzidas por nossas unidades policiais ao longo dos meses. Após a recuperação, realizamos uma série de investigações para identificar os proprietários, assegurando a devolução do bem que foi criminosamente retirado e reduzindo os danos causados à população”, informou o gestor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Empenho

Para o delegado Daniel Castro, diretor de Polícia Metropolitana, destacam-se, entre as unidades policiais que se sobressaíram nas recuperações, a Central de Polícia Civil de São Brás, localizada em Belém, com 159 aparelhos encontrados, e a Seccional da Cidade Nova, em Ananindeua, com 110.

“Durante todo o ano, nossos policiais atuando diuturnamente em várias ações de polícia judiciária, e esse esforço incansável, vai muito além de um simples indicador de produtividade: é o resultado do trabalho árduo de nossos diretores, dedicados nas recuperações ao longo de 2023. As unidades de São Brás e Cidade Nova concentraram o maior número de recuperações. Em outras unidades da RMB foram instaurados procedimentos pelo delito de receptação, impactando em significativa redução de furtos e roubos, quebrando, assim, o ciclo do crime, uma vez que quem pratica o roubo não encontra compradores”, explicou o delegado.

A atuação da PC, por meio da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), também ganhou destaque com 2.072 aparelhos restituídos. “O êxito na recuperação de celulares é resultado de uma investigação cuidadosa, dedicada e exemplar. Os policiais civis envolvidos utilizaram habilidades investigativas avançadas para rastrear e recuperar os dispositivos roubados, furtados e perdidos. O trabalho incansável desses agentes reflete o mais alto padrão de excelência no cumprimento do dever, protegendo nossa sociedade e garantindo a segurança aos cidadãos”, pontuou o diretor da DPI, delegado Hennison Jacob.

Na comparação entre 2022 e 2023, houve aumento na recuperação de aparelhos celulares em todo o Pará. As delegacias de bairro e seccionais da RMB apresentaram 1.225 dispositivos, alcançado 60% de produtividade. Já as delegacias do interior recuperaram 1.039 aparelhos, alcançando 97% de rendimento em relação ao ano anterior.

Boletim de Ocorrência

A Polícia Civil ressalta a relevância do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.), que é o ponto de partida para que os agentes de segurança iniciem as investigações para localizar os bens subtraídos das vítimas, identificar os autores dos delitos e responsabilizar as pessoas envolvidas no crime de receptação.

A denúncia pode ser feita presencialmente, em uma das delegacias espalhadas pela RMB, ou pela Delegacia Virtual da Polícia Civil (https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/).

Outra forma de denunciar é pelo alerta celular.pa.gov.br, ferramenta lançada pela Polícia Civil e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), que cadastra telefones celulares em um banco de dados virtual, auxiliando na recuperação do aparelho em casos de furto ou roubo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio