22°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Criação do Dia Municipal do Artesão e da Feira Anual do Artesanato é apresentado por Rafael Ribeiro

De acordo com a proposição, o Dia do Artesão será comemorado anualmente em 19 de março. A data será inserida no Calendário Oficial de Eventos de Parauapebas.

Redação
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina
12/12/2023 às 12h11 Atualizada em 12/12/2023 às 12h26
Criação do Dia Municipal do Artesão e da Feira Anual do Artesanato é apresentado por Rafael Ribeiro

Com o intuito de reconhecer a importância dos artesãos e de contribuir com o desenvolvimento econômico do setor de artesanato, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 216/2023, que institui o Dia Municipal do Artesão e da Artesã, e cria a Feira Anual do Artesanato.

Data

De acordo com a proposição, o Dia do Artesão será comemorado anualmente em 19 de março. A data será inserida no Calendário Oficial de Eventos de Parauapebas.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Vamos tornar oficial a data comemorativa na qual toda a sociedade poderá homenagear aqueles que mantêm vivos os traços ancestrais de nossa cultura”, justificou Rafael.

Feira

Referente à Feira Anual do Artesanato, o projeto prevê que o evento deverá ser realizado na semana anterior ao dia 19 de março e terá como diretrizes básicas: fortalecer e incentivar o desenvolvimento do artesanato local e suas formas; ser um espaço de debates e proposições de políticas de fomento que visem à promoção do desenvolvimento do setor artesanal; incentivar a prática do artesanato entre as novas gerações; estimular a busca por novos mercados em âmbito local, nacional e internacional do artesanato produzido no município; promover a qualificação dos artesãos e o estímulo ao aperfeiçoamento da produção e conscientizar a comunidade sobre a importância do artesão e do artesanato como fonte geradora de emprego e renda e fomento para o turismo e cultura local.

“Os artesãos de nossa cidade poderão expor a produção, melhorar a qualificação da mão de obra, realizar o necessário intercâmbio com produtores de outras localidades e estabelecer estratégias visando alcançar novos mercados, garantindo assim que o artesanato de Parauapebas seja mais fortalecido”, explicou o parlamentar.

O presidente da CMP destacou ainda que o foco no desenvolvimento do artesanato “dialoga claramente com o objetivo estratégico de tornar o turismo um dos pilares da nova matriz econômica de nossa cidade”.

O Projeto de Lei nº 216/2023 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (5) e, logo depois, encaminhado para sanção do prefeito Darci Lermen.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MISSÃO CUMPRIDA Há 24 horas

SEMSI encerra 2024 com avanços estratégicos e mais de 200 mil atendimentos realizados

O secretário Pablo Oliveira destacou que o ano foi marcado por resultados concretos e inovação. “Nosso objetivo é proporcionar uma cidade mais segura e organizada. Esses avanços refletem o esforço conjunto das equipes e o compromisso com o bem-estar da população.”

PRESTAÇÃO DE CONTAS Há 1 semana

Miquinha pede vistas e prestação de contas de Darci Lermen não é aprovada na sessão desta sexta-feira (20)

O vereador Miquinha justificou o pedido de vistas alegando que o Ministério Público recomendou a reprovação das contas e que os parlamentares precisam de mais tempo para uma melhor análise.

DEU CERTO! Há 1 semana

Após protesto em frente a casa do prefeito, Câmara de Parauapebas aprova a majoração dos cargos de Agente Comunitário de Saúde

Há semanas, grupo vinha protestando nas sessões e decidiu tomar uma decisão mais radical ao se reunirem na frente da casa de Darci Lermen para pressionar o prefeito em busca na majoração.

PARAUAPEBAS Há 1 semana

Suspeito de participação em assalto é morto em confronto com a Polícia Militar

Favela, como era conhecido, foi apontado como suspeito dar cobertura ao assalto a uma loja de celulares na Rua do Comércio ocorrido durante a tarde de ontem.

VOVÔS DO CRIME Há 1 semana

Idosos são flagrados furtando estabelecimento comercial em Parauapebas

O incidente foi registrado por câmeras de segurança, que capturaram os momentos em que os suspeitos agiam de forma discreta para subtrair.