Na última terça-feira, 5, a Justiça Estadual concedeu pedido liminar requerido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para que paciente de 69 anos, internado com quadro grave no Hospital OphIr Loyola, em Belém, seja submetido à cirurgia cardíaca imediatamente. A ação foi movida pelo Promotor de Justiça, Josiel Gomes da Silva.
Consta nos autos do processo que o filho do paciente se dirigiu à Promotoria de Justiça do Município de Itupiranga no dia 31 de julho deste ano, relatando a gravidade do estado de saúde do pai, diagnosticado aneurisma e dissecção de aorta, no coração, a qual requer tratamento cirúrgico. Até então, estava internado no Hospital Municipal.
Dessa forma, o MPPA ingressou com Ação Civil Pública para que o Estado do Pará e o Município de Itupiranga providenciassem imediatamente a cirurgia. A Justiça havia concedido liminar no dia 2 de agosto deste ano, porém o paciente apenas foi encaminhado para leito em Belém no Hospital Gaspar Vianna, em agosto, e posteriormente, para o Hospital Ophir Loyola, onde aguarda até o momento a transferência para procedimento cirúrgico no coração.
Conforme o decorrer do processo, a Promotoria requereu o bloqueio de valores dos cofres públicos para que o procedimento fosse realizado na rede privada, expedindo ofícios para que os hospitais especializados apresentassem o custeio em cada unidade a fim de avaliar qual seria o mais viável.
Com isso, a Juíza de Direito da Comarca de Itupiranga, Alessandra Souza, determinou que o paciente seja submetido em caráter de urgência à cirurgia no Hospital Ictus Cordis, da rede particular, na cidade de Marabá, e que o valor total de R$885.200,00 seja destinado para custear o tratamento.
Mín. 23° Máx. 39°