29°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS PROSAP

Rede coletora de esgoto começa a ser instalada no região Central de Parauapebas

Serão 8,5 quilômetros de rede esgoto e mais 4,2 quilômetros de linha de recalque, somente, nesta fase de obras do Igarapé Ilha do Coco.

08/12/2023 às 12h01
Por: Redação
Compartilhe:
Rede coletora de esgoto começa a ser instalada no região Central de Parauapebas

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) segue com as obras estruturantes para a consolidação do saneamento básico no município. Na última terça-feira, 05, foram iniciadas as execuções para a instalação de 8,5 quilômetros de rede coletora de esgoto nos bairros União e Rio Verde. Já no bairro Liberdade serão implantadas tubulações de coletor troco e linhas de recalque para ajudar a conduzir e bombear os resíduos domésticos.

“Hoje iniciamos mais uma frente de obras do Prosap que diz respeito a implantação da rede coletora de esgoto. O serviço é de grande relevância e contribui para o aumento dos índices de saneamento básico no município”, ressalta o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, que também está à frente do programa de saneamento.

Ainda de acordo com o coordenador, o Prosap também trabalha na obra de conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Tropical. “Essa ETE atenderá cerca de 90 mil habitantes da região do grande Complexo Tropical e Complexo Altamira, pois o nosso trabalho de saneamento não se restringe, apenas, à região Central da cidade”, finaliza Cleverland.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além dos 8,5 quilômetros de rede de esgoto, também serão implantados 4,2 quilômetros de linhas de recalque, totalizando 12,8 quilômetros de rede. “Em razão da topografia do município, o esgoto doméstico coletado será direcionado de forma mista: entre a ETE da Rua 10 e os viários, que também estamos construindo, o esgoto será direcionado, por meio de gravidade; ainda próximo aos viários, construiremos uma estação elevatória de esgoto destinada a receber todo os dejetos domésticos dos bairros União, Liberdade e de parte do Rio Verde, que por sua vez será encaminhado, por meio de uma linha de recalque, com pressurização, para a ETE Rio Verde”, explica, detalhadamente, o engenheiro civil do Prosap e fiscal da obra, Eduardo Moraes.

“Ressaltamos que esses esgotos somente serão, de fato, redirecionados para a ETE Rio Verde, quando as obras desta estação estiverem concluídas”, diz Eduardo, complementando que os sistemas de tratamento de algumas ETE’s da cidade já são considerados obsoletos, a exemplo da ETE da Rua 10.

Vale lembrar que para o esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões ou mesmo para a solicitação de serviços, a comunidade pode entrar em contato com o Prosap, por meio do Mecanismo de Resoluções e Queixas (MRQ): WhatsApp – 99973-0476, canal de comunicação exclusivo do programa de saneamento para atender as demandas decorrentes das obras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 16h10 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio