32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Cultura ESPORTE

4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas Xikrin do Cateté celebra cultura e esporte

Além de modalidades esportivas, a programação teve, ainda, cantos, danças, pinturas, festas e escolha da Miss Indígena 2023.

04/12/2023 às 12h12
Por: Redação Fonte: Sara Dias
Compartilhe:
4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas Xikrin do Cateté celebra cultura e esporte

A 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas Xikrin do Cateté foi realizada de 27 a 29 de novembro na comunidade Kateté, chamada pelos indígenas de Aldeia Mãe, uma das 21 aldeias que integram a Terra Indígena Xikrin do Cateté, localizada no município de Parauapebas, sudeste do Pará.

Realizado pelo Instituto Indígena Botiê Xikrin com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas (Compdi), o evento contou com a participação também de aldeias convidadas da etnia Kayapó dos municípios de Cumaru do Norte, São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Pra mim, é uma satisfação estar com outras etnias que vieram, como a Kayapó. A gente está fazendo essa mega festa para mostrar nossa cultura tão envolvente. Então, a gente está com jovens atletas fazendo esse 4º jogos, pra que a gente possa inteirar, não só no futebol, mas na cultura tradicional”, comenta o cacique geral Bep-Krokroti Xikrin.

O coordenador adjunto da Compdi, Kango Xikrin, comenta sobre a importância do apoio da gestão municipal nas políticas públicas para os povos originários.

“A prefeitura apoia através de convênio, essa tradição dos jogos, para manter uma seguridade da cultura e identidade do nosso povo. Nós queremos manter os projetos culturais em nossas comunidades”, diz Kango.

A 4ª edição dos jogos indígenas contou com a participação de mais de 200 atletas nas modalidades, como cabo de guerra e futebol masculino e feminino.

“A gente apresenta a nossa cultura e a modalidade de bola, de futebol, que atrai hoje em dia o povo indígena. O meu povo joga bola, mas continua usando a cultura Xikrin”, destaca Bep-Noi, cacique geral.

Além do esporte, a programação teve, ainda, cantos, danças, pinturas, festas e escolha da Miss Indígena 2023, com vitória para Nhakaroti Xikrin, da aldeia Krimei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio