29°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS DIA DE CELEBRAÇÃO

Cacique Botiê Xikrin é homenageado

Festa reuniu índigenas das 21 aldeias que formam a Terra Indígena Xikrin do Cateté, localizada em Parauapebas.

22/11/2023 às 12h17
Por: Redação
Compartilhe:
Cacique Botiê Xikrin é homenageado

Danças, jogos, rituais e um momento especial para contar a história de ocupação dos indígenas e de como era a vida de antigamente. Foi assim, a programação da “Festa dos Povos Mebêngôkré Xikrin: Uma homenagem ao cacique Botiê Xikrin”, que ocorreu nos dias 17, 18 e 19/11, na acolhedora aldeia Djudjêkô.

“É muito justa essa homenagem, uma homenagem importante onde, na verdade, a comunidade faz homenagem e quem ganha com isso é ela com a troca e com a transmissão dos conhecimentos ancestrais”, ressalta Girlan Pereira, titular da Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas (Compdi) da Prefeitura de Parauapebas, um dos poucos municípios no país que tem políticas públicas destinadas para os Xikrin e outros povos, atuando no fortalecimento, valorização da cultura indígena local.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nós estivemos orgulhosos. é uma festa que vai ficar não só pra história, mas sim vai ficar na memória do ancião, que é o meu vô Botiê. Ele conseguiu falar sobre a sua história, a cultura, a vida do cacique pra que a gente possa entender e permanecer no trabalho dele, pra não acontecer uma divisão entre a sua comunidade”, destaca o Coordenador do evento, Bep Krokroti, que explica. “Eu tinha a ideia deste projeto quando eu era jovem, de contar a história dele e felizmente deu certo agora. Tá todo mundo satisfeito com isso, e no ano que vem, se ele estiver bem, nós vamos fazer uma festa maior pra que todos os nossos parentes venham. Hoje tivemos festa pra ele e nós estamos felizes com ele”, celebra o cacique da Djudjêkô.

Saúde Indígena

Thiago Silva Nascimento, enfermeiro especialista em saúde pública, urgência e emergência e saúde indígena, que atua no meio do povo Xikrin na regional do município de Marabá, explica como funciona o atendimento. “Nossa rotina começa desde uma operacionalização no polo base onde a gente se reúne com toda a equipe multidisciplinar composta por médico, odontólogo, enfermeiros, técnico de enfermagem, para fazer o levantamento das nossas ações de saúde. A gente tem a ênfase na atenção básica, na prevenção e promoção à saúde aqui dentro do território”, diz Thiago.

“Os indígenas recebem bem os profissionais da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e é comum realizarem o trabalho durante as festividades. Se a gente vê que a comunidade está alegre, feliz, festejando, então é um motivo de saúde. É da cultura do indígena festejar, brincar, cantar e sorrir.

Conheça a cultura Xikrin do Cateté acessando no site do Instituto Botiê Xikrin

O Instituto Indígena Botiê Xikrin foi constituído no dia 1º de maio de 2008 com o nome de Associação Indígena Bemoti de Defesa do Povo Xikrin do Kankrókrók, como uma associação civil sem fins lucrativos, com finalidades culturais educacionais, esportivas e sociais. Mas depois foi transformado em instituto para promover a garantia dos direitos sociais e a defesa dos direitos humanos do povo Xikrin.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 16h10 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio