22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral SEGURANÇA PÚBLICA

'Ação Prevenção e Cidadania' garante mais de 7,9 mil atendimentos na Ilha do Marajó 

Dados se referem aos serviços de saúde e sociais realizados em Cachoeira do Arai, e, nesta terça-feira (26), será a vez do município de Salvaterra

25/09/2023 às 14h52
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A ação “Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará” desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, finalizou as atividades com mais de 7,9 mil atendimentos realizados no município de Cachoeira do Arai, no arquipélago do Marajó. A ação chegou ao município, na última quinta-feira (21) e finalizou neste domingo (24), um trabalho de cidadania e defesa social que reuniu diversos serviços à população cachoeirense.

Na Unidade Mista de Saúde do município, foram realizados atendimentos de Saúde, como vacinação, testes, exames laboratóriais, consultas, além de palestras e orientações. Paralelamente, na Escola Municipal Adaltino Paraense, houve a emissão de documentos, inscrições no CadÚnico, atendimentos jurídicos, além de orientações sobre os canais de denúncia do Sistema de Segurança Pública.

A ação de prevenção e cidadania faz parte do planejamento estratégico da Segup, que tem o principal objetivo de promover ações de cidadania e defesa social, voltadas para a população que reside no interior, observa Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nós seguimos realizando não apenas ações de combate a criminalidade em todo o estado, mas também trabalhando junto a outros órgãos pela garantia de direitos aos paraenses, possibilitando a cidadania aos moradores da região do Marajó como Soure, Salvaterra e Cachoeira do Araria e também das áreas adjacentes a esses municípios. Pensamos em uma programação com oferta de atendimentos especializados, aliando a prevenção social à nossa estratégia de segurança”, enfatizou o titular da Segup.

Atendimentos -A segunda edição do mutirão de serviços, atende a região do Marajó Oriental, em três etapas, a primeira atendeu a população do município de Soure. Os serviços realizados na Escola Santana do Tucumanduba, iniciados no sábado (19) e finalizaram na terça-feira (19), totalizaram 8.542 atendimentos. Já na segunda etapa dessa edição, em Cachoeira do Arari, os serviços finalizaram com 7.949 atendimentos, entre eles, 655 emissões de RG’s pela Polícia Civil, cerca de 130 encaminhamentos para emissão de certidões de nascimento. A Receita Federal emitiu e regularizou 293 Cadastros de Pessoa Física.

Além disso, também foram ofertados serviços da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), totalizando cerca de 3.500 atendimentos como clínica médica, exames laboratoriais, verificação de pressão arterial e glicemia, vacinação, testes de hepatites, sifilis e HIV, avaliação e encaminhamento para órtese e prótese, e ainda palestras educativas.

A população recebeu também 65 orientações jurídicas, 77 inscrições para Passe Livre para pessoas com deficiência. Ainda foram recebidas 11 denúncias e 5 diligências policiais foram realizadas. Além de várias atividades de palestras de prevenção de crimes contra a mulher, exploração sexual da criança e adolescente e orientações de saúde da mulher e do homem, entre outras orientações a população marajoara.

Terceira etapa prossegue na cidade de Salvaterra começa nesta terça-feira (26)

Nesta terça-feira (26), o mutirão segue com atendimento em Salvaterra para início da terceira etapa, como explica o diretor da DPS/Segup, tenente-coronel Castro Alves. “O Projeto 'Ação e Cidadania por Todo Pará' está comprometido em fornecer assistência e auxílio à população em várias cidades da região. Nossos colaboradores continuam dedicados em prestar o melhor atendimento e assistência, agora em Salvaterra, município que sediará a última etapa desta edição. A meta de superar o número de pessoas atendidas em relação à edição anterior demonstra um compromisso real em ampliar o impacto positivo do projeto e atender às necessidades da comunidade de forma eficaz”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 19°C
Ter 36°C 20°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 22°C
Sex 36°C 23°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio