20°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Câmara de Parauapebas derruba veto de projeto sobre combate à anemia falciforme

Como a maioria dos vereadores presentes votou contra o veto, ele será arquivado e o Projeto de Lei será promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro.

Redação
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina
25/09/2023 às 12h02
Câmara de Parauapebas derruba veto de projeto sobre combate à anemia falciforme

Os vereadores de Parauapebas derrubaram, na sessão ordinária de terça-feira (19), por seis votos a quatro, o Veto Total nº 22/2023, do prefeito Darci Lermen, ao Projeto de Lei nº 004/2023, de autoria do vereador Josemir Silva, que institui a Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme.

Ao justificar o veto, o prefeito alegou que, apesar da “louvável iniciativa” de introduzir uma política pública de cuidado à saúde do munícipe de Parauapebas, o PL aprovado trata de matéria de competência privativa do Chefe do Poder Executivo.

“Nota-se do PL aprovado uma clara atribuição de responsabilidade e ações concretas impositivas a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imperatividade essa que, inegavelmente, afetará no funcionamento da administração pública, organização administrativa e na prestação dos serviços públicos ofertados pelo município”, argumentou Darci.

Continua após a publicidade
Anúncio

Autor do projeto, o vereador Josemir Silva (Pros) destacou, em sua justificativa, que “o objetivo da Semana é conscientizar a população a promover o conhecimento da doença, facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, informar os profissionais de saúde e a população sobre a doença, além de promover a busca ativa por meio do diagnóstico clínico e laboratorial dos familiares dos portadores do traço ou doentes”.

Como a maioria dos vereadores presentes votou contra o veto, ele será arquivado e o Projeto de Lei nº 004/2023 poderá ser promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução/ Redes Sociais
SAÚDE Há 5 horas

Prefeito traz secretário de fora e Saúde de Parauapebas chega ao 4º comando em menos de um ano e meio de gestão

Natural de Brasília, Wallace André Pedro da Silva assume a Secretaria Municipal de Saúde com a missão de administrar orçamento superior a R$ 536 milhões; sucessivas trocas de comando aumentam cobranças por resultados na rede pública.

EVENTO Há 1 dia

Feira Carajás Negócios vai injetar mais de 100 milhões na economia de Parauapebas e região

Faltam dois dias para a abertura da Carajás Negócios e nesta segunda-feira,  03, o espaço de 10 mil metros quadrados foi aberto para 150 expositores.

Montagem\Portal Parazão Tem de Tudo
ACEITA Há 1 dia

Por 10 votos a 6, Câmara de Parauapebas aceita denúncia contra Aurélio Ramos e instala Comissão Processante

Denúncia foi aceita por 10 votos a 6; Comissão Processante é formada e terá a missão de conduzir a apuração garantindo ampla defesa e contraditório.

Reprodução/ Redes Sociais
CRIME Há 3 dias

MPF abre investigação contra prefeito de Parauapebas por supostos atos de racismo religioso; caso amplia crise política no município

Apuração nas esferas cível e criminal foi instaurada após vídeos divulgados nas redes sociais; investigação ocorre dias depois de pedido de cassação protocolado na Câmara Municipal

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
CRIME Há 1 semana

Empresário dono de loja de motos é investigado de estuprar enteada de 16 anos com ameaças de morte; vítima se trancou no banheiro e pediu socorro

Adolescente fugiu levando só os documentos após duas horas de agressão; laudo da Polícia Científica confirma violência; Conselho Tutelar aplica Lei Henry Borel e afasta padrasto do lar; investigado não foi localizado para dar sua versão