22°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Câmara de Parauapebas derruba veto de projeto sobre combate à anemia falciforme

Como a maioria dos vereadores presentes votou contra o veto, ele será arquivado e o Projeto de Lei será promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro.

Redação
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina
25/09/2023 às 12h02
Câmara de Parauapebas derruba veto de projeto sobre combate à anemia falciforme

Os vereadores de Parauapebas derrubaram, na sessão ordinária de terça-feira (19), por seis votos a quatro, o Veto Total nº 22/2023, do prefeito Darci Lermen, ao Projeto de Lei nº 004/2023, de autoria do vereador Josemir Silva, que institui a Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme.

Ao justificar o veto, o prefeito alegou que, apesar da “louvável iniciativa” de introduzir uma política pública de cuidado à saúde do munícipe de Parauapebas, o PL aprovado trata de matéria de competência privativa do Chefe do Poder Executivo.

“Nota-se do PL aprovado uma clara atribuição de responsabilidade e ações concretas impositivas a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imperatividade essa que, inegavelmente, afetará no funcionamento da administração pública, organização administrativa e na prestação dos serviços públicos ofertados pelo município”, argumentou Darci.

Continua após a publicidade
Anúncio

Autor do projeto, o vereador Josemir Silva (Pros) destacou, em sua justificativa, que “o objetivo da Semana é conscientizar a população a promover o conhecimento da doença, facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, informar os profissionais de saúde e a população sobre a doença, além de promover a busca ativa por meio do diagnóstico clínico e laboratorial dos familiares dos portadores do traço ou doentes”.

Como a maioria dos vereadores presentes votou contra o veto, ele será arquivado e o Projeto de Lei nº 004/2023 poderá ser promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
ELEIÇÕES 2026 Há 2 dias

Dupla é conduzida à delegacia com material de propaganda eleitoral em Parauapebas

Dois homens foram abordados pela Guarda Municipal durante a madrugada deste domingo (4), nas proximidades de uma escola no bairro Rio Verde

Foto: Divulgação
TIK TOK Há 1 semana

Wallace André deixa a Secretaria de Saúde de Parauapebas após 53 dias

Exoneração ocorre pouco mais de sete semanas após a nomeação e em meio a cobranças sobre serviços da rede municipal

Foto: Divulgação
Saiu no Diario Há 1 mês

Prefeitura de Parauapebas publica contrato de R$ 129 mil antes de assinar e agora precisa corrigir a própria “trapalhada”

Trapalhada administrativa faz Secretaria de Obras publicar extrato oficial antes da assinatura; com desistência de empresa, contrato das tampas de bueiro pode mudar de mãos em meio a mistério sobre preços.

Foto: Divulgação
CONTRATO Há 1 mês

MAIS DE R$ 4 MILHÕES! Prefeitura de Parauapebas fecha contrato milionário para alugar veículos escolares sem motorista e sem combustível

Em plena crise e sob os olhares atentos da população, o Fundo Municipal de Educação fecha acordo astronômico que repassa milhões à iniciativa privada, deixando o ônus de motoristas e abastecimento nos ombros do município.

Foto: Divulgação
INFÂNCIA Há 1 mês

UNICEF destaca Parauapebas como referência em políticas para crianças e adolescentes

Representantes do organismo da ONU reconheceram iniciativas do município, destacaram o trabalho do NUCA e discutiram a possibilidade de Parauapebas se tornar município-polo na região