21°C 36°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Câmara de Parauapebas derruba veto de projeto sobre combate à anemia falciforme

Como a maioria dos vereadores presentes votou contra o veto, ele será arquivado e o Projeto de Lei será promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro.

Redação
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina
25/09/2023 às 12h02
Câmara de Parauapebas derruba veto de projeto sobre combate à anemia falciforme

Os vereadores de Parauapebas derrubaram, na sessão ordinária de terça-feira (19), por seis votos a quatro, o Veto Total nº 22/2023, do prefeito Darci Lermen, ao Projeto de Lei nº 004/2023, de autoria do vereador Josemir Silva, que institui a Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme.

Ao justificar o veto, o prefeito alegou que, apesar da “louvável iniciativa” de introduzir uma política pública de cuidado à saúde do munícipe de Parauapebas, o PL aprovado trata de matéria de competência privativa do Chefe do Poder Executivo.

“Nota-se do PL aprovado uma clara atribuição de responsabilidade e ações concretas impositivas a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imperatividade essa que, inegavelmente, afetará no funcionamento da administração pública, organização administrativa e na prestação dos serviços públicos ofertados pelo município”, argumentou Darci.

Continua após a publicidade
Anúncio

Autor do projeto, o vereador Josemir Silva (Pros) destacou, em sua justificativa, que “o objetivo da Semana é conscientizar a população a promover o conhecimento da doença, facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, informar os profissionais de saúde e a população sobre a doença, além de promover a busca ativa por meio do diagnóstico clínico e laboratorial dos familiares dos portadores do traço ou doentes”.

Como a maioria dos vereadores presentes votou contra o veto, ele será arquivado e o Projeto de Lei nº 004/2023 poderá ser promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Luana Rodrigues
CULTURA Há 3 semanas

Festival Junino Jeca Tatu 2026 começa com casa cheia, concurso de misses e valorização da cultura popular em Parauapebas

Primeira noite do evento reuniu milhares de pessoas na Praça dos Esportes Radicais, destacou as representantes das quadrilhas juninas e reforçou o impacto da festa na economia e no fortalecimento das tradições culturais

Foto: Divulgação/Redes sociais
POLÍCIA Há 3 semanas

Justiça decreta prisão preventiva de empresário investigado por homicídio em Parauapebas

Decisão da 2ª Vara Criminal atende pedido da Polícia Civil e reforça investigações sobre a morte de Inácio Gabriel da Silva Oliveira, ocorrida no início de junho; defesa ainda não se pronunciou

Reprodução/ Redes Sociais
Utilidade Pública Há 1 mês

Águas do Pará anuncia manutenção programada na captação de água bruta na próxima terça-feira (23); veja bairros impactados

Moradores das áreas atendidas pelo sistema devem reservar água para o período da intervenção, que ocorrerá das 6h às 14h.

MINERAÇÃO Há 1 mês

Justiça mantém cobrança de R$ 730 milhões da ANM contra a Vale por royalties de Carajás

Sentença rejeita ação da mineradora e reconhece validade da cobrança referente à CFEM sobre exportações de minério de ferro da Serra dos Carajás

Foto: Divulgação
TRANSPARÊNCIA Há 1 mês

Prefeitura de Parauapebas esclarece diligência de órgãos de controle e reafirma compromisso com a transparência

Administração municipal informa que forneceu todos os documentos solicitados durante ação realizada por representantes do Ministério Público e do Gabinete de Segurança Institucional