21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Obras autorais valorizam protagonismo de alunos da rede estadual na Feira do Livro 

Estudantes da Escola Dom Pedro II escreveram, ilustraram e apresentaram ao público o caminho para aproveitar oportunidades

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
17/09/2023 às 00h25
Obras autorais valorizam protagonismo de alunos da rede estadual na Feira do Livro 
Crédito: Ascom / Seduc

Um dos destaques no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) neste sábado (16), penúltimo dia da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, foi a exposição dos livros autorais do Projeto “Leitura e Movimento”. Estudantes da Escola Estadual Dom Pedro II, em Belém, apresentaram seus livros e ilustrações ao público.

Vestida de princesa, a aluna Nikole Leão, diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), estava feliz por participar da construção dos livros, com suas ilustrações e textos. “Foi muito gratificante quando a professora me apresentou o projeto. Pensei que só ia fazer pra mim. Aí ela pediu ajuda para os outros colegas. Eu quis contar a história de uma pessoa diferente, e como ela consegue superar dificuldades. Esse é meu último ano na escola, e pretendo ajudar outros alunos no futuro”, contou a estudante. Os livros expostos no estande da Seduc

Incentivo- Outro aluno que apresentou trabalho autoral foi João Carlos Silva, do 7º ano do ensino fundamental. “Eu resolvi participar do projeto porque me chamou muita atenção, já que os próprios alunos criavam os livros e ilustravam. Não tinha nenhuma participação dos adultos. Tínhamos que fazer os nossos próprios livros, ilustrar, digitar e mandar para a professora. Isso me incentivou a fazer mais livros”, disse João Carlos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os expositores orientaram o público a como ter acesso ao livro digital, totalmente gratuito, pelo site da Estante Mágica. “O lema da escola, da sala de leitura especificamente, é não valorizar as dificuldades, e sim as oportunidades. Eu sempre digo para eles: não olhe a dificuldade, vamos pelas oportunidades e possibilidades que tudo dá certo. Meu sentimento é de alegria e gratidão”, disse Cristiane Caetano, professora responsável pela iniciativa.

O Projeto “Leitura e Movimento”, trabalho desenvolvido desde o ano passado com estudantes dos ensinos fundamental e médio da escola estadual, tem a participação de alunos com deficiência (PcDs). Neste ano, o projeto já conta com 76 participantes.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários