21°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA POLÍCIA

Polícia Federal cumpre mandados de prisão e apreensão em Parauapebas

Operação Vínculos Simulados desarticulou um grupo criminoso especializado em fraudes de sálario-maternidade.

29/08/2023 às 13h59
Por: Redação Fonte: Ascom PF
Compartilhe:
Polícia Federal cumpre mandados de prisão e apreensão em Parauapebas

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Vínculos Simulados com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em fraudes a benefícios previdenciários. 

Na oportunidade, foram cumpridos 5 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína/TO e Parauapebas/PA, expedidos pela 1ª vara da Justiça Federal.

De acordo com a investigação, a PF identificou que a organização criminosa atuava cooptando mulheres que foram mães recentemente, convencendo-as a fornecerem documentos pessoais para possibilitar a obtenção indevida de salário-maternidade. Uma vez em posse dos documentos enviados pelas supostas beneficiárias, os envolvidos inseriam dados trabalhistas falsos. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Posteriormente, o benefício de salário-maternidade era requerido junto ao INSS. Ao receber o benefício, as mulheres repassavam para a organização criminosa metade do valor recebido indevidamente.

Durante a investigação criminal a PF contou com a cooperação institucional do Ministério da Previdência Social.

Além de cessar a atividade criminosa e angariar mais elementos de informação que robusteçam o Inquérito Policial, a ação de hoje também tem por objetivos individualizar as condutas dos suspeitos de envolvimento na empreitada criminosa e recuperar bens e valores obtidos pelo grupo criminoso como produto e proveito dos ilícitos cometidos.

Os indiciados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário majorado, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 12 (doze) anos de prisão. De acordo com levantamento do Ministério da Previdência Social, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar ultrapassar R$1.000.000,00 (um milhão de reais). 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio