A popular Rua 14, localizada no Bairro União de Parauapebas, poderá ser denominada como Rua José Anchieta de Araújo “Galego”. A alteração está prevista no Projeto de Lei nº 101/2023, de autoria de Zacarias Marques (PP), que foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada terça-feira (8).
A proposição foi aprovada com uma votação apertada, recebeu seis votos a favor, dos vereadores Joel do Sindicato (PDT), Eliene Soares (MDB), Josivaldo da Farmácia (PP), Anderson Moratorio, Josemir Silva (Pros) e Zacarias Marques (PP). E cinco votos contrários, dos vereadores Elias da Construforte (PSD), Leandro do Chiquito (Pros), Léo Márcio (Pros), Israel Miquinha (PT) e Raianny Rodrigues (Pros).
Na justificativa da proposição, o autor informa que José Anchieta de Araújo foi o fundador do Restaurante e Churrascaria do Galego, localizado na Rua 14. O empresário chegou a Parauapebas em 1997 e sempre trabalhou na referida via, fidelizando clientes e fazendo parte da história da cidade. Em 2014, José Anchieta faleceu, mas os filhos decidiram seguir seu legado e transformaram o estabelecimento em um dos mais notáveis da cidade.
Para o autor do projeto, a mudança no nome da via é uma maneira de homenagear e valorizar as pessoas que contribuíram com a história e o desenvolvimento de Parauapebas. “Vamos valorizar e contar a história das pessoas que trabalharam na construção da nossa cidade”, argumentou.
O vereador Miquinha concordou com a homenagem, pois também acha a trajetória de “Galego” digna de reconhecimento, mas discordou da alteração do nome da via escolhida. “No meu ponto de vista, deveria homenagear outro ponto da cidade. A Rua 14 é tradição de Parauapebas, todo mundo conhece. Acho complicado mudar o nome dela. Temos muitos outros espaços que eu acho que daria pra gente homenagear esse grande companheiro, que ajudou a construir nossa cidade”, justificou.
O Projeto de Lei nº 101/2023 foi enviado para sanção ou veto do prefeito Darci Lermen. Caso seja sancionada a proposição, a Rua 14 será renomeada como Rua José Anchieta de Araújo “Galego”.