23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS BALANÇO

Bairro Cidade Jardim é nº 1 em queimadas

Nos primeiros dias do mês de julho já foram registrados 21 focos de queimadas, números que deixam as equipes em estado de alerta.

11/07/2023 às 14h56
Por: Redação Fonte: Sara Nascimento/Ascom PMP
Compartilhe:
Bairro Cidade Jardim é nº 1 em queimadas

O documento foi apresentado durante reunião na manhã desta segunda-feira, 10, na sala de treinamento da Compdec, com a presença dos brigadistas do 23º Grupamento de Bombeiros Militar e representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará (Cedec).

Os números divulgados compreendem o período de 01 a 30 de junho e são referentes as ocorrências atendidas pela Brigada de Emergência de Parauapebas, parceria entre Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Apenas em junho foram contabilizadas 51 queimadas, sendo 10 eventos em áreas de proteção permanente (APPs) e 41 focos registrados em áreas com característica de lotes, no perímetro urbano.

Continua após a publicidade
Anúncio

A concentração dos focos de incêndios compreende principalmente os bairros Cidade Jardim e Beira Rio, sendo 19 focos no Cidade Jardim, 05 no Beira Rio e 04 Novo Horizonte, seguidos de 03 focos cada no Alvorá e Fap (Residencial Martine), 02 nos bairros Jardim Canadá, Céu Azul e Parque dos Carajás; e registro de 01 foco de incêndio no Nova Carajás, Alto da Boa Vista, da Paz, Betânia, Maranhão, Liberdade, Jardim América (Montes Claros), Morada Nova, Parque das Nações, Paraíso, Tropical, Nova Vida e zona rural.

“Nossa Gerência de Monitoramento e Vistoria Técnica detectou a influência do El Niño, que gera uma onda de calor no período de estiagem, e, consequentemente, fez com que nossa Brigada de Emergência começasse a atuar ainda no começo do mês de junho”, reforçou o coordenador da Defesa Civil, Érick Nascimento, durante a apresentação.

Para o tenente-coronel comandante do 23º GBM, Catuaba, recém-chegado à cidade, a integração entre as políticas públicas é de suma relevância para combate das queimadas. “É um prazer conhecer o trabalho difundido pela Defesa Civil municipal e somar forças para combater às queimadas”, declarou o tenente-coronel, destacando que a melhor prevenção é o melhor caminho.  

Nos primeiros dias do mês de julho já foram registrados 21 focos de queimadas, números que deixam as equipes em estado de alerta. “Queremos que a população trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, evitando pôr fogo em lotes e no lixo, e que denuncie essa prática por meio dos canais oficiais 190 ou 193”, finaliza Érick. 

A Brigada de Emergência de Parauapebas foi criada em julho do ano passado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio