21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

“Operação Vidas por Um Fio” intensificará fiscalização em Parauapebas

Encerrou nesta quarta-feira, 21, a parte educativa da Operação Vidas Por Um Fio, que fala sobre o uso de materiais cortantes em pipas. A ação ocorreu na Escola Eurides Santana, no bairro Rio Verde.

Redação
Por: Redação Fonte: Kênia Santana
22/06/2023 às 14h31
“Operação Vidas por Um Fio” intensificará fiscalização em Parauapebas

Desde o início de junho a Equipe do Grupamento Comunitário Escolar (GCE), da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), realizou nas unidades escolares mais de 230 palestras relacionadas aos cuidados ao empinar pipa e sobre a proibição do uso e da venda do cerol e linha chilena, além de outros materiais cortantes em pipas e papagaios, expressas na Lei Municipal 4.905/20.

“Esses dias foram muito proveitosos, pois percorremos diversas escolas, alertando boa parte do público infantil e juvenil sobre a importância de brincar longe da fiação elétrica, de ruas e áreas residenciais para evitar colocar tanto a vida de quem brinca, com riscos de atropelamentos ou atingir motociclistas, causando algum tipo de lesão ou até mesmo a morte”, enfatizou o guarda municipal Roniel Silva, que faz parte da equipe do GCE.

A mensagem “Quem usa cerol, brinca com a vida” foi replicada muitas vezes na campanha promovida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). Todas as ações da campanha são realizadas pela Guarda Municipal de Parauapebas (GMP).

Continua após a publicidade
Anúncio

“Estamos bem próximo do mês de julho, período das férias escolares, em que crianças e adolescentes têm mais tempo livre para soltar pipa com os amigos, por isso, todo cuidado é pouco e é necessária toda segurança para que essa brincadeira aconteça de forma saudável. Então a recomendação é uso de linha de algodão, longe de redes de energia e sempre com a supervisão de um responsável”, explica o comandante da GMP, Giego Lúcio.

Agora, a “Operação Vidas Por Um Fio” segue com a parte de fiscalização. Em caso de flagrantes de pipas e papagaios com linhas cortantes, a recomendação é que o cidadão ligue para a Central de Atendimento e Despacho (CAD), no tridígito 190, ou entre em contato pelo WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO), via 94 99278-0431.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.