21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Prefeitura finaliza cadastro social na área da 4ª Etapa do Projeto Ilha do Coco, em Parauapebas

Estão previstas para a região obras de macrodrenagem com a canalização de 1,6 km do Igarapé Guanabara com substituição e melhoria de infraestrutura de 10 pontes

Redação
Por: Redação Fonte: Nara Moura/Prosap
19/06/2023 às 15h39 Atualizada em 19/06/2023 às 17h05
Prefeitura finaliza cadastro social na área da 4ª Etapa do Projeto Ilha do Coco, em Parauapebas

Nos últimos dois meses, um total de 231 famílias foram recadastradas pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), na área do entorno do Igarapé Guanabara. A região integra a 4ª Etapa do Projeto Igarapé Ilha do Coco, onde as obras do programa têm previsão para iniciar em 2024.

“O objetivo de estarmos, aqui, em pleno sábado, é para fazermos uma busca ativa das famílias que não conseguimos identificar, anteriormente, já que o nosso trabalho nessa região iniciou há dois meses”, esclarece a assistente social do Prosap, Zita Bogea, complementando que é, a partir do recadastramento dessas famílias, que o programa consegue preencher toda a documentação necessária que irá implementar o Plano Específico de Reassentamento (PER) relacionado ao cadastramento dos imóveis dessa área.

Além de conhecer o perfil das famílias que estão dentro das áreas de interferência da 4ª Etapa do Ilha do Coco, o recadastramento também identifica quais são as carências habitacionais dos moradores, correlacionando os aspectos encontrados à renda, à educação e ao saneamento básico, dados irão subsidiar o diagnóstico social e definir as diretrizes do PER da região.

Continua após a publicidade
Anúncio

Morador da Rua da Mangueira, bairro Nova Vida, há 19 anos, Pedro de Almeida, de 58 anos, aguarda ansioso o início das obras. “As obras trarão benfeitorias para nós que moramos aqui há tanto tempo. Aqui, quando chove alaga tudo e, eu sei, que as obras irão resolver o nosso problema, trazendo mais qualidade de vida e deixando tudo muito bonito”, disse o morador.

Aqueles moradores que por alguma razão não foram encontrados em suas residências no momento em que a equipe social passou no seu endereço, ainda podem realizar o seu cadastro junto ao Escritório Socioambiental do Prosap, localizado na Rua Rio Dourado, s/nº, bairro Beira Rio.

“Hoje, nós estamos finalizando nossa ação de cadastramento em campo. Mas é importante ressaltar que a ação de cadastramento é continua e constante no nosso escritório local. A nossa equipe está preparada para receber esses moradores que não foram encontrados e que receberam nosso informativo, para que possamos realizar o cadastro a fim de compor o diagnóstico social”, explica Anne Amorim, também assistente social do Prosap.

Obras

Estão previstas para a região obras de macrodrenagem com a canalização de 1,6 km do Igarapé Guanabara com substituição e melhoria de infraestrutura de 10 pontes, além de obras de urbanização com a construção de parque linear, praças, pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre, quadra poliesportiva, parques infantis, entre outros espaços.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.