23°

Chuva

Parauapebas, PA

Geral Pará

Governo fortalece diálogo sobre culturas e saberes dos povos Tenetehar

As secretárias Puyr Tembé e Ursula Vidal reafirmam a presença do Estado na luta pelos direitos dos povos indígenas

27/05/2023 às 03h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Com o objetivo de ampliar o diálogo entre o Governo do Pará e a comunidade indígena Tenetehar, as titulares da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ursula Vidal, e da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), Puyr Tembé, participaram nesta sexta-feira (26) do II Encontro de culturas e saberes indígenas dos povos Tenetehar, na Aldeia Cajueiro, município de Paragominas, na região Sudeste. A programação com as lideranças indígenas da região prossegue até o próximo domingo (28).

O cacique Reginaldo Tembé ressaltou a importância do apoio governamental na preservação da vida e da cultura indígenas. Valdeci Tembé, outra liderança indígena importante na região, explicou que “o encontro tem o objetivo de fortalecer a nossa cultura e construir novas lideranças, para que no futuro elas possam defender melhor nossos direitos. Além de fazer uma unificação entre os povos da região, do município de Paragominas e também do Estado do Pará. Meu sentimento é de fortalecimento, de alegria, porque a gente vê a nossa cultura viva, e isso é muito importante porque a nossa cultura é nossa identidade”, enfatizou Valdeci Tembé.

Secretária Puyr Tembé: proteger o futuroInovar e construir- Para a secretária Puyr Tembé, o evento visa também mostrar que a juventude está atenta ao que acontece no mundo. “A juventude quer falar de política, quer se fortalecer e pensar o trabalho dos anciãos, das pessoas que já se foram, mas também quer proteger as pessoas que ainda estão por vir. Quer inovar, quer sonhar e quer construir. Esse encontro busca cada vez mais fortalecer a luta desses povos. E o papel do governo do Estado é para isso: apoiar, construir um cultura de paz, uma cultura fortalecida e um povo mais forte”, frisou Puyr Tembé.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Os povos indígenas se reuniram para dizer não ao Marco Temporal, que é mais uma violência contra os povos indígenas. Aqui, quando os jovens se unem para dançar, celebrar, cultuar seus antepassados, a sua ancestralidade e seus saberes, eles estão falando de direito ao território. E nós estamos aqui, junto da secretária dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, para reafirmar o compromisso do Governo do Pará com os direitos dos povos indígenas”, completou Ursula Vidal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h14 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 31°C 23°C
Dom 30°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 27°C 22°C
Qua 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio