22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Internacional EM 2025

Lula e Helder anunciam Belém como sede da COP 30

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (26) que a COP 30, reunião da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima será realizada em Belém, no Pará, em 2025.

26/05/2023 às 15h49
Por: Redação Fonte: IG
Compartilhe:
| Reprodução
| Reprodução

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (26) que a COP 30, reunião da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima será realizada em Belém, no Pará, em 2025.

O anúncio foi feito através de um vídeo publicado pelo governo, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece junto do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Na gravação, Lula diz que é "uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil". A candidatura para Belém sediar a COP 30 foi feita em janeiro. Na época, Helder agradeceu o presidente pela escolha e disse que o Pará estará de "portas abertas" para debater a Amazônia e e outros temas ambientais.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: 'por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'", acrescenta Lula no vídeo.

A confirmação de que Belém seria a sede da conferência em 2015 aconteceu na semana passada, segundo o ministro das Relações Exteriores.

"Eu queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025", disse Mauro Vieira

Já Barbalho afirmou que o evento "aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente".

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 21°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 31°C 21°C
Seg 30°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio