23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

No Dia Nacional da pessoa com Esquizofrenia, Hospital de Clínicas orienta sobre o transtorno

Medicamentos antipsicóticos, reabilitação, atividades de apoio comunitário e psicoterapia são os três componentes principais do tratamento para os pacientes

24/05/2023 às 13h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará
Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará

A esquizofrenia é uma síndrome caracterizada pela desconexão do que é real e o que é imaginário, com episódios de alucinações, falsas convicções (delírios), pensamentos e comportamentos anormais, redução das demonstrações de emoções e motivações. Além disso, apresentam delírios, que são crenças fora da realidade mas que, para o paciente, parecem reais. Esses delírios e alucinações podem impactar o comportamento da pessoa no dia a dia e dificultar o relacionamento interpessoal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a síndrome é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos e atinge 1% da população mundial

A síndrome pode se desenvolver gradativamente, dificultando, assim, o diagnóstico precoce. Para o médico psiquiatra Kleber Oliveira, atuante na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém, e referência em psiquiatria no Estado do Pará, a doença inicia, geralmente, entre 15 e 25 anos em homens, e entre 25 e 35 anos em mulheres. “Saber identificar os sintomas nos dá a possibilidade de um tratamento precoce, ajudando na resposta terapêutica e na manutenção da autonomia e independência deste paciente”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nós dividimos os sintomas em positivos e negativos. Insônia e agressividade configuram-se como positivos. Já a perda da sociabilidade (isolamento), perda da cognição, ou seja, atitudes como escrever e falar vão ficando mais difíceis e perda da afetividade são confederados sintomas negativos”, completou o profissional.

Tratamento -Os medicamentos antipsicóticos, a reabilitação e as atividades de apoio comunitário e psicoterapia são os três componentes principais do tratamento. “Essas pessoas precisam ser acolhidas da melhor forma. Por isso, após o diagnóstico realizado pelo médico, o tratamento é feito por uma equipe multiprofissional. Dentro do acompanhamento, o ideal é que a família e a sociedade entendam sobre a patologia, para que possamos dar os encaminhamentos necessários, resguardando os direitos desse paciente”, ponderou Kleber Oliveira.

Serviço:O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do Governo do Pará, é referência nas especialidades médicas cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2.000, bairro da Pedreira, em Belém.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h24 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 27°C 22°C
Qui 28°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 27°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio